O Portal do Norte do Paraná
Região

Aplicativo Paraná Serviços é lançado oficialmente em Londrina

Na manhã de quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) de Londrina e o Governo do Estado do Paraná lançaram o aplicativo para celular Paraná Serviços. A solenidade foi na sede do SINE, com a presença de diversas autoridades.

O aplicativo funciona como um intermediador entre o prestador de serviços autônomo e as pessoas que precisam contratar algum trabalho. “A ideia é facilitar o contato entre o prestador de serviço autônomo e o contratante. Quem precisar do serviço, como eletricista, encanador ou diarista, por exemplo, terá acesso ao aplicativo e vai combinar o dia e o valor diretamente com o prestador, sem intermediários”, ressaltou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Elzo Carreri.

A ferramenta foi lançada em Curitiba no mês de março deste ano. A partir de hoje, ele será apresentado oficialmente nos principais municípios do interior do Paraná, sendo que Londrina foi a primeira cidade interiorana a realizar o lançamento oficial. Até o momento, o aplicativo já teve mais de 25 mil downloads em 220 municípios paranaenses.

Há mais de 100 categorias de profissionais cadastrados nas mais variadas funções. Entre elas estão: encanador, pintor, professor particular, veterinário, diarista, pedreiros, marceneiros, maridos de aluguel, garçons, manicure e cabeleireiro, entre outras. Quem contratar o serviço, poderá avaliar o atendimento ao conceder de uma a cinco estrelinhas. A avaliação é publicada no perfil do prestador, o que permite aos usuários conhecerem a opinião de quem já contratou aquele profissional.

Além disso, os profissionais melhor avaliados terão um espaço de destaque no aplicativo, para valorizar a contratação daqueles que ofertam serviços de qualidade mais próximo do contratante possível. Dessa forma, o empregador conseguirá localizar, em um raio de 20 até 50 quilômetros, até três trabalhadores. Assim, ele pode encaminhar simultaneamente aos três um pedido de orçamento, por meio do bate-papo disponível no aplicativo.

A plataforma de anúncio de trabalho foi criada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Ele está disponível para os sistemas Android e iOS, sendo uma alternativa para dinamizar as possibilidades de trabalho autônomo no Paraná, que até então ocorriam somente nas Agências do Trabalhador – cerca de 35% dos cadastros nesses locais eram de autônomos ou potenciais autônomos.

Como funciona

Para o contratante, é preciso baixar o Paraná Serviços e pesquisar pelo serviço ou profissional de que necessita. A escolha é da preferência do contratante, ou seja, podem ser avaliadas as qualidades e habilidades do prestador. O aplicativo permite a troca de mensagens entre contratante e contratado, onde são acertados o orçamento e o pagamento de comum acordo.

Para o prestado de serviços, basta baixar o aplicativo e se cadastrar como disponível para ser contatado. Na aba do perfil, há possibilidade de personalizar o cadastro com um pequeno currículo e fotos dos trabalhos já realizados.

Informações: N.com e AEN

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

GM de Londrina atende 33 descumprimentos de decretos no final de semana

Jovem de 23 anos morre após ser atropelado por caminhão em Londrina

Cobra News (User)

Laboratório de Análises Clínicas do HU/UEL faz testes rápidos para detecção de anticorpos de coronavírus

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais