O Portal do Norte do Paraná
Região

AMEPAR decide apoiar reabertura do comércio na próxima semana com restrições

Em reunião realizada hoje ( 9) de manhã na sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema – AMEPAR, em Londrina, ficou definido que a entidade apoia a flexibilização da abertura do comércio e indústrias  e recomenda aos municípios  a adoção de restrições rígidas para quem for funcionar.

O presidente da AMEPAR e prefeito de Arapongas,  Sérgio Onofre, esclarece que  a falta de consenso nos Ministérios Públicos  locais e na própria justiça, dificultam a tomada de decisão por parte dos prefeitos. Citou como exemplo o caso de Ibaiti  onde o MP mandou fechar e o Juiz decidiu pela abertura.

“A realidade é diferente da teoria. O comércio e a produção vão ter de se reinventar porque ainda viveremos muito tempo sob a ameaça deste vírus e as restrições vem para buscarmos juntos as alternativas para não sufocar  de vez a economia. Mas a população também precisa mudar e se conscientizar de que a rotina de vida não será mais a mesma por muito tempo ainda”, afirma.  Os prefeitos estão preocupados  e relataram que a população não está respeitando o isolamento social, em particular os idosos que estão, inclusive , saindo mais do que antes.

De acordo com a orientação da AMEPAR, cada município vai tomar sua própria decisão de acordo com sua realidade. Para tanto deverão se reunir  com o seu comitê de combate ao COVID- 19, do qual devem participar todas as entidades representativas, inclusive o MP local.  A Associação  disponibilizou os decretos de alguns municípios que já flexibilizaram a abertura e estabeleceram restrições para o funcionamento, como modelo para consulta. Exemplo: Arapongas e Centenário do Sul.

Os prefeitos continuam reunidos virtualmente trocando informações e acompanhando a situação. Dependendo da evolução da pandemia, eles voltarão a se reunir a qualquer tempo. Participaram da reunião de hoje os prefeitos de Alvorada do Sul (representado pelo vice);  Arapongas, Bela Vista do Paraíso; Cambé; Centenário do Sul; Ibiporã;  Prado Ferreira; Primeiro de Maio; Sabáudia e Sertanópolis.

A AMEPAR é composta por 22 municípios: Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis, Tamarana, Alvorada do Sul, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã e Jaguapitã.

Com informações :assessoria de imprensa 

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Servidores de Arapongas iniciam devolução do Auxílio Emergencial

Policiais arrecadam livros para montar biblioteca dentro de batalhão no Paraná

Veículo pega fogo em avenida na cidade de Londrina

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais