O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Alerta: Aumentam número de casos e mortes por gripe no Paraná

O número de mortes por gripe no Paraná em 2019 aumentou para 37, segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta semana. Foram seis mortes confirmadas em uma semana, desde o relatório anterior.

As cidades com maior número de mortes pela doença no ano são Curitiba, que teve seis mortes confirmadas por gripe, Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, com cinco óbitos, e Paranavaí, no noroeste do estado, que registrou quatro mortes.

Em uma semana, os casos confirmados de gripe aumentaram de 109, conforme o boletim anterior da Sesa, para 133, de acordo com o levantamento divulgado na última quarta-feira (29).

Ainda de acordo com o boletim, 85% dos casos confirmados da doença são de Influenza A, subtipo H1N1. Os casos confirmados da doença pelo subtipo H3 representam 6,8%, e do vírus Influenza B somam 8,3% dos casos.

 

 

Influenza

A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano. Esse vírus apresenta diferentes tipos e subtipos que produzem a chamada gripe ou influenza sazonal. A gripe tem início súbito e, na maior parte dos casos, tem cura espontânea, entre sete e dez dias.

Em algumas situações, podem ocorrer complicações como pneumonia e insuficiência respiratória, configurando um quadro denominado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Essas complicações são mais comuns em grupos mais vulneráveis, como as pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de dois anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, os principais sintomas da gripe são febre repentina, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, dores nas costas, falta de ar, cansaço e calafrios.

Medidas de prevenção

– Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão;

– Evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou lenço descartável ao tossir ou espirrar;

– Manter os ambientes arejados, com portas e janelas abertas.

Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que começou no dia 10 de abril e terminou ontem (31) para os grupos prioritários, será ofertada para toda a população a partir de segunda-feira (3), segundo o Ministério da Saúde.

Para receber a vacina, o paciente precisa procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, levando a carteira de vacinação.

Em caso de dúvidas, a população pode ligar para a Sesa, no número 0800 643 8484.

Com informações do G1 e da Sesa

Foto ilustrativa

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Sanepar alerta população para risco de abrir tampas de rede de esgoto durante temporais

EJA já tem quase 100 mil alunos no Paraná

Lava Jato pede condenação de 10 réus em processo sobre obras de duplicação da PR-323

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais