O Portal do Norte do Paraná
Região

Acesf recomenda restrição no número de familiares em velórios e sepultamentos em Londrina

A Autarquia dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), emitiu uma nota com recomendações para os velórios e sepultamentos, além de orientações quanto à regularização de jazigos dos cemitérios municipais e assuntos financeiros.

As orientações foram adotadas levando em consideração o momento de pandemia mundial por conta do novo coronavírus.

Velório e sepultamento

– No atendimento funeral solicita-se a restrição de presença de familiares para tratar das questões do funeral, reconhecimento, velório e sepultamento. Sugere-se no máximo 2 (duas) pessoas por família.

– Diminuição no tempo dos velórios e com menor número de pessoas possível, máximo 10 pessoas simultaneamente na sala de velório, bem como que seja evitado o contato pessoal como abraços, beijos e apertos de mão. Nas capelas dispomos de sabão e pia para a higienização constante das mãos.

– Deve-se ser mantida a distância mínima de 1 (um) metro entre os presentes.

– Sugere-se a aproximação ao falecido (a) de uma pessoa por vez para condolências para evitar aglomeração.

– Recomenda-se que o velório ocorra somente no dia do sepultamento se possível.

– Durante o sepultamento sugere-se a presença de no máximo 10 pessoas, sendo preferencialmente familiares mais próximos do falecido, mantendo uma distância de 2 metros do servidor responsável pelo sepultamento.

– Caso tenha algum sintoma que pode ser associado a gripe deve-se evitar a presença, ou utilizar-se de máscara e demais procedimentos de higiene.

Assuntos de cemitérios e financeiro

– O prazo para regularização de jazigos dos cemitérios municipais encontra-se suspenso, sendo que as pessoas notificadas terão até 30/04/2020, para regularizar sua situação, não sofrendo nenhum prejuízo neste intervalo.

– Aos que quiserem antecipar a regularização de jazigo, deverão agendar previamente o horário de atendimento pelo telefone (43) 3372-7881, das 8 às 14 horas.

– Assuntos financeiros também serão atendidos mediante agendamento pelo telefone (43) 3372-7891 ou (43) 3372-7892, das  8 às 14 horas, sempre com a tentativa de resolução à distância.

Informações: N.com

Foto: Divulgação

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Caminhão tomba sobre ponte e quase cai em rio no Paraná; veja vídeo

Cobra News (User)

Prefeitura de Arapongas emite alerta para combate à dengue

Gerente de banco se recusa a prestar atendimento adequado a idosa doente

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais