O Portal do Norte do Paraná
Região

Cambé inicia programa de vacinação nas escolas nesta segunda-feira (28)

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Programa Saúde na Escola, a Prefeitura de Cambé vai levar a vacinação diretamente para as escolas a partir da próxima segunda-feira (28). O objetivo é facilitar o acesso a imunizantes contra doenças imunopreviníveis, ampliando a cobertura vacinal no município.

A ação irá abranger 56 espaços educacionais de Cambé, incluindo, Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Estaduais. O programa será realizado gradualmente, seguindo um cronograma estabelecido em conjunto pelas equipes de saúde e educação para garantir uma implementação eficaz e organizada.

Serão disponibilizadas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização, com foco em: Influenza (gripe), Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Meningocócica ACWY (meningite), HPV (Papilomavírus Humano) e dT (difteria e tétano para adultos).

A enfermeira de vigilância epidemiológica em Cambé, Ana Claudia Souto, explica que a estratégia visa reduzir o número de casos de doenças que podem ser prevenidas por vacinas; identificar e vacinar aqueles que ainda não estão com a caderneta atualizada; educar os alunos sobre a importância das vacinas e desmistificar informações falsas; estreitar a relação entre as áreas da saúde e da educação, unindo esforços para o bem-estar dos estudantes; e tornar o processo mais simples e acessível para os pais, que não precisarão se ausentar do trabalho ou procurar horários específicos nas UBS.

A ação será feita a partir da avaliação das cadernetas de vacinação, quando as equipes de saúde visitarão as escolas e solicitarão aos pais ou responsáveis que enviem o documento dos alunos. Essa análise permitirá identificar quais crianças e adolescentes precisam atualizar suas vacinas. Posteriormente, e com a autorização prévia dos pais, as equipes de saúde retornarão às escolas para aplicar as doses necessárias.

“Essa é uma oportunidade valiosa para garantir a saúde e a proteção de seus filhos. Colaborem com a escola e as equipes de saúde, enviando as cadernetas de vacinação e autorizando a aplicação das doses necessárias. Juntos, podemos construir uma comunidade escolar mais segura e protegida”, concluiu a enfermeira.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Prefeitura de Londrina vai ampliar vagas do concurso da GM

Eleições 2020: Seis candidatos disputam a prefeitura de Cambé

Morre mulher que teve 90% do corpo queimado em Rolândia

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais