O Portal do Norte do Paraná
Mundo

OMS usará termo ‘mpox’ para varíola dos macacos para combater estigma

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira (28) que começará a usar um novo termo como sinônimo da varíola dos macacos, o “mpox” (do inglês, “monkeypox”). A instituição insistiu para que todos sigam o exemplo, após receber reclamações de que o nome atual da doença é racista e estigmatizante.

“Ambos os nomes serão usados simultaneamente por um ano, enquanto “monkeypox” é eliminado”, disse a organização global de saúde.

A OMS lançou um processo de consulta pública para encontrar um novo nome para a doença no início deste ano. Durante o período foram ouvidos vários órgãos consultivos. Segundo o diretor-geral Tedros Adhanom, a OMS recomenda o seguinte:

  • Adoção do termo mpox para a doença.
  • Mpox substituirá varíola de macaco após um período de transição de um ano. Isso serve para mitigar as preocupações levantadas por especialistas sobre a confusão causada por uma mudança de nome em meio a um surto global. Também dá tempo para concluir o processo de atualização do CID e atualizar as publicações da OMS.
  • O sinônimo mpox será incluído na CID-10 on-line nos próximos dias. Será uma parte da versão oficial de 2023 da CID-11, que é o atual padrão global para dados de saúde, documentação clínica e agregação estatística.
  • O termo “varíola de macaco” continuará a ser um termo pesquisável na CID, para corresponder a informações históricas.

A doença é chamada de varíola dos macacos porque foi identificada pela primeira vez em colônias de macacos, em 1958. Só foi detectada em humanos em 1970. Entretanto, o novo surto mundial não tem relação nenhuma com os primatas – todas as transmissões identificadas foram atribuídas à contaminação por transmissão entre pessoas.

A monkeypox se espalhou principalmente em um grupo de países da África Ocidental e Central. No entanto, atualmente 110 países relataram cerca de 80 mil casos confirmados e 55 mortes, segundo dados da OMS.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Número de refugiados ucranianos pode chegar a 1,5 milhão neste fim de semana, diz ONU

WhatsApp, Instagram e Facebook começam a funcionar após 6 horas de pane global

OMS reconhece surgimento de evidências sobre transmissão da Covid-19 pelo ar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais