O Portal do Norte do Paraná
Paraná

ICMS sobre combustíveis: Governo diz que vai ‘acompanhar lei federal’ e aguarda decisão do STF

O governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou nesta quarta-feira (29) que o estado deve seguir lei federal que limita o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis a 18%.

Hoje, a alíquota estadual cobrada sobre a gasolina, por exemplo, é de 29%. Segundo o governador, o estado ainda está estudando a necessidade de enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei fixando a nova alíquota:

“Nós vamos acompanhar a lei federal. A procuradoria, junto com a Secretaria da Fazenda está fazendo agora todo o estudo jurídico, porque possivelmente a gente vai ter que apresentar uma lei na Assembleia Legislativa autorizando a gente a seguir a lei federal, mas isso já está apaziguado”, disse.

A declaração do governador foi feita em coletiva de imprensa na qual Ratinho foi questionado sobre movimento dos demais entes da federação para se enquadrarem ao teto imposto pela lei federal.

O governador afirmou, no entanto, que a redução do ICMS não será uma solução definitiva para os altos preços dos combustíveis.

O governo do Paraná também aguarda nos próximos dias decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ações protocoladas por entes da federação questionando os limites às alíquotas do ICMS.

O principal argumento dos chefes dos Executivos estaduais é a previsão de perdas bilionárias de arrecadação.

Com informações:G1/PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Coronavírus: Primeiro caso da variante indiana é confirmado no Paraná

Inmet emite alerta de tempestade para 57 municípios do Paraná e onda de calor em todo o estado

Cobra News (User)

Associação dos Supermercados afirma que não há risco de desabastecimento nos estabelecimentos do Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais