O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Coronavírus: Primeiro caso da variante indiana é confirmado no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou, nesta quarta-feira (2), o primeiro caso da cepa B.1.617 no Paraná, popularmente conhecida como variante indiana ou delta, na nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Sesa informou que a identificação foi realizada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com amostra de um caso confirmado do Paraná.

A paciente é uma mulher de 71 anos, moradora da cidade de Apucarana, no norte do estado. Ela tem comorbidades e apresentou os sintomas da doença no dia 19 de abril após contato com casos confirmados.

Segunda a secretaria, ela realizou coleta de exame RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 no dia 26 de abril.

A mulher chegou a ficar hospitalizada e teve alta.

De acordo com a Sesa, a paciente morava com o marido, de 74 anos, e o filho, de 58. Os três foram diagnosticados com o novo coronavírus. O filho morreu pela doença no dia 17 de maio.

A equipe de Vigilância Epidemiológica municipal informou que realiza acompanhamento dos familiares e dos contatos próximos a eles. Além disso, abriu uma investigação epidemiológica sobre o caso.

Monitoramento de cepas

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) envia à Fiocruz, semanalmente, amostras de casos confirmados de Covid-19 para monitoramento das cepas circulantes no Paraná.

Conforme a Sesa, o critério de seleção é aleatório e levou à identificação desse caso, que não era considerado suspeito de infecção por alguma Variante de Preocupação (VOC).

O Lacen-PR está realizando a busca de amostras confirmadas para Covid-19, com data de coleta 15 dias anteriores e 15 dias posteriores à data de coleta do exame do caso confirmado, em toda a região da 16ª Regional de Saúde, que abrange 17 municípios.

Suspeito da B.1.617

A secretaria informou que o Paraná registra, ainda, um caso suspeito da cepa B.1.617.

Trata-se de um homem de 38 anos, morador de Cascavel, no oeste do estado. A amostra foi remetida à Fiocruz e aguarda o resultado do sequenciamento genômico.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná)

Postagens relacionadas

Seis cidades do Paraná recebem ciclo de debate sobre sustentabilidade nas empresas; confira a programação

Cobra News (User)

Paraná receberá mais 234 mil vacinas contra a Covid-19

Depois de sete semanas com queda, média móvel da Covid-19 no Paraná é a menor do ano

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais