O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Coronavírus: SESA orienta nova testagem em instituições que atendem idosos no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná recomenda um novo ciclo de testagem para a Covid -19 nas 450 instituições de longa permanência para idosos, as ILPIs. O objetivo é evitar novos surtos da doença.

Devem participar deste novo ciclo cerca de 10 mil idosos que moram nas instituições, além dos quase seis mil profissionais que atuam nos locais. A recomendação é para que todos façam o exame, mesmo que já tenham sido testados no primeiro ciclo disponibilizado no início de julho.

Surto

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a atenção e vigilância constantes com as ILPIs se deve ao fato de abrigarem um dos principais grupos de risco da Covid-19. A Nota Orientativa destaca que, diante das características dos residentes nas ILPIs, a identificação do primeiro caso de Covid-19 já deve ser considerada como surto, desencadeando imediatamente todas as ações de atenção e vigilância necessárias.

Desde o início do primeiro ciclo de testagem foram detectados casos positivos em 129 instituições que informaram seus resultados e, em 97 delas, foram encontrados precocemente o caso positivo evitando evolução para surto grave.

Informações e foto: AEN

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Polícia investiga suspeita de estelionato relacionado à venda de túmulo no Paraná

Adolescente que sumiu após festa é encontrado morto em lago no Paraná

Confirmados mais quatro casos de Covid-19 em Arapongas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais