O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Em Londrina, cães e gatos em situação de maus-tratos são resgatados

A Secretaria de Meio Ambiente de Londrina, no norte do Paraná, resgatou cães e gatos que estavam em situação de maus-tratos, na tarde desta sexta-feira (13).

De acordo com a secretaria, foram resgatados mais de 50 animais, que estavam dentro de uma casa, em condições insalubres, no Centro da cidade. O espaço em que eles foram encontrados estava sujo e com entulhos.

A dona dos animais, de 50 anos, mora em um apartamento, que fica perto da casa onde os bichos estavam, segundo a secretaria. Ela disse à equipe que não queria maltratar os cães e gatos, que queria cuidar deles, mas não tinha mais condições.

Segundo a equipe de bem-estar animal, os bichos não aparentavam estar desnutridos ou machucados. A dona deverá se explicar sobre o ocorrido e, após uma comissão avaliar a situação, ela poderá pagar multa.

A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal (GM), segundo a secretaria. Para entrar na casa, os guardas precisaram quebrar o cadeado.

A secretaria não soube informar o número exato de animais resgatados até a publicação desta reportagem.

Animais

De acordo com a secretaria, os animais que precisavam de atendimento veterinário com urgência foram encaminhados para clínicas parceiras da prefeitura, nesta sexta-feira.

Os demais cães e gatos foram levados, de acordo com a secretaria, por voluntários. Eles serão cuidados até serem adotados.

Problema

A Secretaria do Meio Ambiente informou que monitorava o problema dessa casa desde 2012. A situação estaria piorando a cada ano, após serem dadas várias chances à dona dos animais.

Conforme a diretora de bem-estar animal, Bruna Otiveiro, foi possível entrar na casa para prestar socorro aos animais por meio de uma lei municipal, de 2019, que permite esse tipo de ação, sem o consentimento do proprietário.

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Via G1 Paraná

Postagens relacionadas

Governador e empresários se reúnem com investidores

Governo renova decreto de medidas de enfrentamento à Covid-19 por mais 15 dias

Consumo de energia elétrica em residências do Paraná aumenta quase 7% em setembro

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais