O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Consumo de energia elétrica em residências do Paraná aumenta quase 7% em setembro

O consumo de energia elétrica residencial aumentou 6,8% no mês de setembro, no Paraná, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

Além da permanência das pessoas em casa, devido aos cuidados pela pandemia do novo coronavírus, o aumento nas temperaturas de diversas regiões do estado influenciou o resultado, segundo a companhia.

Em setembro, houve registro de recordes de calor em mais de 10 municípios do Paraná, conforme informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

Considerando os registros anteriores, o mês que obteve o maior aumento no consumo com o mesmo mês do ano anterior, foi abril, no começo da pandemia porque, de acordo com a Copel, muitas pessoas permaneceram maior tempo em casa.

Veja, abaixo, os dados desde abril (comparação com o mesmo mês em 2019)

  • Abril – aumento de 9,7%
  • Maio – aumento de 1,7%
  • Junho – aumento de 4,2%
  • Julho – aumento de 4,8%
  • Agosto – aumento de 5,7%
  • Setembro – aumento de 6,8%

Indústria e comércio

Ainda segundo a Copel, se por um lado, as residências se tornaram local de trabalho para muita gente, por outro, o consumo de energia elétrica diminuiu na indústria e no comércio.

A maior redução foi registrada em maio, com uma queda de quase 17% nas indústrias e de mais de 20% no comércio, em comparação com o mesmo período em 2019.

Os dados da companhia mostram que o consumo foi aumentando com o passar dos meses, durante a pandemia. Em setembro, o comércio teve redução de quase 5% no consumo. A industria registrou aumento de 1% comparado a setembro do ano anterior.

Dicas de economia

O gerente de inovação da Copel Gustavo Klinguefus orienta sobre ações que podem ajudar o consumidor a economizar energia elétrica, além de cuidados como apagar as luzes ao sair dos locais.

  • Ao comprar um equipamento elétrico ou eletrônico, procurar adquirir modelos mais eficientes, que possuam informações sobre o nível de consumo;
  • Checar a borracha de vedação do refrigerador que, se estiver em estado ruim de conservação, pode aumentar o consumo de energia;
  • Quando possível, substituir o uso de iluminação artificial pela luz natural dos ambientes;
  • Diminuir a temperatura do chuveiro.

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

(Via G1 Paraná/ Foto: Aen/Divulgação)

Postagens relacionadas

Mesários começam a ser convocados para atuar nas eleições municipais no PR

Coronavírus: Paraná chega a 146.770 casos confirmados e 3.671 mortes

Por 18 votos a 4, TJ-PR autoriza retomada da venda de cerveja nos estádios do Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais