O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Após decisão do STF, Luiz Carlos Hauly toma posse em vaga de Deltan na Câmara

Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) tomou posse nesta terça-feira (13) como deputado federal. Ele assumiu a vaga aberta com a cassação do mandato de Deltan Dallagnol na Câmara dos Deputados.

O parlamentar foi empossado pelo presidente da sessão, deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP). Hauly prestou o compromisso regimental e agradeceu a “Deus de estar aqui novamente”.

Agora deputado empossado, Luiz Carlos Hauly conquistou a vaga após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, na última sexta (10), que a cadeira deveria permanecer com o Podemos.

Inicialmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia decidido que a cadeira de Deltan deveria ficar com o deputado Itamar Paim (PL-PR).

O tribunal entendeu que, como nenhum outro candidato do Podemos atingiu 10% do quociente eleitoral, a vaga deveria ir para o PL.

Ex-procurador da Lava Jato, Deltan teve o mandato cassado por decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Mesa Diretora da Câmara confirmou a perda do mandato na última semana.

Em um recurso do Podemos ao STF, o ministro Dias Toffoli concedeu uma decisão liminar – provisória – revendo a decisão do TRE-PR. O ministro manteve a vaga com o Podemos e determinou que Hauly fosse empossado no lugar.

Essa decisão foi submetida ao plenário virtual do Supremo. Na última sexta, 6 ministros votaram para manter a decisão. 3 se posicionaram de maneira contrária.

Discurso de posse
Em discurso após tomar posse, no plenário da Câmara, Luiz Carlos Hauly afirmou que não veio para “dividir”. “Eu vim para somar”, disse.

“Nós temos que olhar a necessidade do povo. As nossas brigas ideológicas não levam a lugar nenhum”, acrescentou.

O deputado defendeu que o Podemos, partido ao qual é filiado, apoie o governo quando este tiver um “projeto bom”. A sigla se define como independente ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com informações:G1/PR

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Procon-PR orienta sobre exigência do código 0303 para ligações de telemarketing

Justiça manda soltar motorista que invadiu bar e atropelou três pessoas em Rolândia

Ações com cães policiais da PCPR apreenderam 10,3 toneladas de drogas em 2022

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais