O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Simepar e Iapar lançam edição 2019 do Alerta Geada em Londrina

Serviço estará ativo de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a implantar medidas de proteção dos cafezais paranaenses.

 

Entra em operação nesta quinta-feira (9) o Alerta Geada, serviço que o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Simepar oferecem de maio a setembro. A edição deste ano será lançada hoje (8) no Centro de Treinamento do Iapar, em Londrina.

O serviço informa gratuitamente a possibilidade de ocorrência de geada com antecedência. A previsão é feita por categoria de intensidade de fraca, moderada ou forte para todas as regiões do Paraná. Textos e mapas temáticos são atualizados diariamente no site do Simepar.

De acordo com Cezar Duquia, meteorologista do Simepar, o objetivo é auxiliar os produtores a implantar medidas de proteção dos cafezais paranaenses. Ao receberem as mensagens em tempo hábil, os produtores podem adotar medidas de proteção das lavouras, evitando ou reduzindo perdas agrícolas.

Durante o período de funcionamento do serviço, os pesquisadores também acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo, que pode ser acessado nos sites Iapar e Simepar. As informações ainda podem ser consultadas pelo aplicativo Iapar Clima. Segundo Cezar Duquia, o inverno típico no Paraná apresenta pouca chuva e massas de ar frio a partir da segunda quinzena de maio.

O evento de lançamento do Alerta Geada 2019 começa às 9h, no Centro de Treinamento do Iapar, em Londrina. Durante a manhã, será exibido o vídeo “A Geada Negra de 1975”. Também serão realizadas apresentações sobre a história do Alerta Geada, a metodologia de previsão de geadas, a operação do serviço e sobre o aplicativo Iapar Clima.

Serviço

25ª Edição do Alerta Geada

Quando: Nesta quarta-feira (8)

Horário: 9h às 12h

Onde: Centro de Treinamento do Iapar, na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375, Londrina

Informações da AEN

Foto: Orlando Kissner/Arquivo/ANPr

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Lar de idosos tem surto de covid com 53 casos e 3 óbitos em Arapongas

Mais de 71 mil paranaenses estão em atraso para a 2ª dose de vacina da Covid-19

Governo do Estado faz videoconferências com prefeitos de cidades paranaenses para tratar de medidas de enfrentamento ao coronavírus

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais