O Portal do Norte do Paraná
Região

Vysa Turismo decide suspender serviços em Rolândia a partir desta terça (20)

A empresa Vysa Turismo comunicou a Prefeitura Municipal de Rolândia que, a partir das 0h desta terça-feira (20), o serviço de transporte será suspenso na cidade. A decisão foi protocolada hoje por meio de requerimento entregue à prefeitura. De acordo com o comunicado da empresa, desde 2017 há uma defasagem no subsídio de cerca de R$ 600 mil e, por essa razão, a concessionária não tem recursos nem para o pagamento do vale dos funcionários, o que impossibilita a continuidade da prestação de serviços.

Oswaldo Américo, procurador jurídico da Prefeitura de Rolândia, afirmou em entrevista ao Jornal de Rolândia na tarde desta segunda-feira (19), que foi feita uma análise de valores do subsídio pela comissão responsável e o repasse do valor foi aprovado. Faltava o deferimento do prefeito Luiz Francisconi Neto.

O procurador explica que há recomendações do Ministério Público (MP) para que o prefeito não faça pagamento a nenhuma empresa, principalmente à Vysa. Ele informou que Francisconi tem sofrido pressões para que não assine o pagamento do subsídio, mesmo com o parecer favorável da comissão e que o prefeito está se resguardando.

De acordo com Oswaldo, o jurídico da Prefeitura de Rolândia tomou algumas medidas para tentar barrar a suspensão do serviço. Um pedido foi protocolado junto à promotora do MP em Rolândia, doutora Lucimara Salles Ferro. Segundo Oswaldo, em uma conversa com a promotora, ela disse que cabe ao município tomar as providências que achar devidas e que o Ministério Público não se envolveria na questão. A administração municipal pode, inclusive, contratar outra empresa para prestar os serviços, mediante realização de processo licitatório.

O procurador afirmou ainda que o jurídico da prefeitura entrou em contato com a direção da empresa para solicitar um prazo de pelo menos dez dias até suspender os serviços, mas o proprietário se mostrou irredutível.

Além de informar o MP, o departamento jurídico apresentou um ofício ao presidente da Câmara Municipal, Alex Santana, informando sobre o requerimento da concessionária de transporte. Uma solicitação formal, por escrito, foi enviada à Vysa solicitando um prazo de dez dias até que o serviço seja suspenso e a Justiça foi acionada para que barre a paralisação dos serviços, mediante alegação de que o município está cumprindo o que foi estabelecido por meio de contrato e está pagando mensalmente o serviço contratado.

De acordo com Oswaldo Américo, apenas uma determinação judicial pode obrigar a empresa a colocar o transporte coletivo em funcionamento. A suspensão dos serviços vai afetar cerca de 800 rolandenses que utilizam o transporte coletivo diariamente. O vereador e presidente da Câmara Municipal Alex Santana informou, por meio de suas redes sociais, que o transporte escolar funcionará normalmente.

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

ROLÂNDIA – Deputado Cobra Repórter anuncia autorização para licitar a revitalização do Lago San Fernando 

Cobra News (User)

Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Cambé

Caminhão de cerveja tomba e motoristas fazem fila para levar carga

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais