O Portal do Norte do Paraná
Policial

VÍDEO: Cabeça d’água em rio deixa 16 pessoas ilhadas no Salto dos Macacos, no PR

Uma cabeça d’água deixou 16 pessoas ilhadas na trilha do Salto dos Macacos, na localidade de Porto de Cima, em Morretes, no Litoral do Paraná, neste domingo (18). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe do Instituto Água e Terra entrou em contato com a equipe relatando que o grupo não tinha retornado à base devido ao grande volume de chuvas.

No local, o Corpo de Bombeiros verificou que as chuvas causaram o fenômeno cabeça d’água na região – um aumento repentino de nível do rio. As 16 pessoas foram removidas pelos bombeiros com a técnica de tirolesa até a outra margem do rio. O Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo) auxiliou no resgate.

“O Corpo de Bombeiros orienta que ao realizar trilhas e visita às cachoeiras, os praticantes estejam atentos à previsão de chuva naquela área, principalmente ao realizar passeios em que aconteça transposição de rios, para evitar que fiquem ilhados ou sejam arrastados pela correnteza”, informaram os bombeiros em nota. Todas as vítimas saíram ilesas.

O que é uma cabeça d’água e quais os perigos em um rio

A cabeça d’água, também conhecida como “tromba d’água”, é um aumento repentino e extremamente rápido do nível de um rio ou cachoeira. Esse fenômeno pode ocorrer em questão de minutos e geralmente é resultado de chuvas fortes e localizadas em áreas montanhosas.

Causas:

  • Chuvas intensas: A principal causa da cabeça d’água é a precipitação concentrada em um curto período de tempo, geralmente em áreas de cabeceiras de rios.
  • Topografia: A declividade do terreno e a presença de vegetação influenciam na velocidade com que a água escoa para o rio, intensificando o efeito da cabeça d’água.
  • Saturação do solo: Quando o solo está saturado com água, ele perde a capacidade de absorver mais, aumentando o escoamento superficial e o risco de cabeça d’água.

A cabeça d’água é um fenômeno extremamente perigoso, pois a correnteza forte e repentina pode arrastar pessoas, animais e objetos com grande força. É importante estar atento aos sinais de alerta, como aumento da turbidez da água e barulho intenso.

Prevenção:

  • Fique atento às previsões do tempo, então evite áreas de risco durante períodos com previsão de chuva forte.
  • Observe os sinais de alerta, pois se estiver em um rio ou cachoeira, fique atento ao aumento da turbidez da água, barulho intenso e mudanças na velocidade da correnteza.
  • Siga as placas de sinalização e, dessa forma, espeite as áreas interditadas e siga as instruções das autoridades locais.

Fonte: Ric TV

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Motociclista fica ferido em acidente na região Norte de Londrina

Edícula pega fogo na região Norte de Londrina

Londrina: Homem é morto a tiros na zona oeste

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais