O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Ventos de quase 100 quilômetros por hora deixam rastro de destruição no litoral do Paraná

O mau tempo e os fortes ventos deixaram um rastro de destruição nos municípios do Litoral do Paraná nesta quarta (10). De acordo com as últimas medições do Simepar, os ventos chegaram a 97,2 quilômetros por hora em Guaratuba. Com previsão  de chuvas superiores a 100 mm para esta tarde, as prefeituras de Guaratuba, Paranaguá, Morretes e Antonina suspenderam as aulas nas escolas da rede municipal e o atendimento nos postos de saúde está restrito.

O prefeito de Matinhos, no Litoral do Paraná, José Carlos Espírito Santo, decretou situação de emergência município, na tarde desta quarta (10). Um balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros e pelas coordenadorias da Defesa Civil, divulgado no início da noite desta quarta (10), revela que 263 pessoas foram afetadas pela tempestade que atingiu o Litoral do Paraná. Até o fechamento do balanço parcial, eram 38 pessoas desabrigadas, 20 em Guaratuba, e 18 em Matinhos.

A travessia da baía de Guaratuba ficou suspensa das 9h30 até as 16 horas por conta das más condições do tempo. O mesmo aconteceu com as travessias paras as ilhas do Mel e dos Valadares. A TCP, empresa que administra o terminal de contêineres do Porto de Paranaguá, também chegou a suspender a operação devido ao mau tempo até às 16 horas. “A empresa afirma que tal decisão é imprescindível para garantir a segurança da nossa equipe, dos caminhoneiros, bem como a integridade das cargas, e assegura que, assim que houver estabilidade climática, os gates voltarão a funcionar em sua normalidade”, afirmou a empresa, em nota.

A Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) afirmou que cerca de 22 mil unidades consumidoras estão sem luz no litoral do Paraná devido às fortes chuvas que atingem a região no início da tarde desta quarta, 10. Os desligamentos se concentram, principalmente, em três municípios: Guaratuba (com 10,7 mil consumidores sem luz), Pontal do Paraná (8,7 mil) e Matinhos (1,3 mil). Cerca de 100 profissionais trabalhando para restabelecer a energia no litoral.

Várias árvores cairam sobre a fiação elétrica e as vias de acesso aos balneários. Em Guaratuba, onde a situação é bastante crítica, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) estão cadastrando e e recepcionando as famílias que tiveram as casas danificadas pelo vento.
A água invadiu as rodovias de acesso a Guaratuba. Veja nos vídeos de João Frigério os estragos no litoral.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

Governo publica decreto que permite a criação de Conselhos Comunitários de Segurança Rural

Inscrições do programa Ganhando o Mundo são prorrogadas até 26 de abril

Cobra News (User)

Jogos Universitários do Paraná começam hoje (17) com recorde de participantes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais