O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Vacinação no Paraná começará em janeiro, segundo governador

O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou nesta quinta-feira (7), em visita à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) no Rio de Janeiro, que a vacinação no Paraná deve começar em janeiro em profissionais de saúde e comunidades indígenas isoladas. A campanha respeitará os critérios do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

“O Ministério da Saúde tem anunciado que a partir do dia 20 começa essa campanha de imunização em todo o território nacional”, ressaltou Ratinho Junior.

O governador reforçou que o Paraná respeitará o calendário nacional e está se preparando desde o ano passado para receber, armazenar, distribuir e imunizar milhões de paranaenses em 2021. “O Paraná está pronto. Temos agulhas, seringas, praticamente dois mil pontos de vacinação e uma logística pronta para os imunizantes chegar nos municípios”, disse Ratinho Junior.

Uso emergencial

A Fiocruz informou que o protocolo de uso emergencial do imunizante será entregue à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nesta sexta-feira (8). Após a aprovação, o Paraná vai receber parte de 2 milhões de vacinas que serão importadas do Instituto Serum, um dos centros da AstraZeneca para a produção da vacina na Índia. As doses deverão ser as primeiras aplicadas no País, junto com a Coronavac/Butantan.

Registro

Além do pedido de uso emergencial da vacina junto à Anvisa, a Fiocruz está encaminhando o processo do registro definitivo. O acordo com a farmacêutica inglesa prevê a disponibilização de 254 milhões de doses aos brasileiros nos próximos meses, sendo 210 milhões em 2021.

Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o papel da entidade nesse momento é contribuir para o início da vacinação no Brasil. “É um trabalho amplo e para toda a população. Em breve entregaremos as primeiras doses da vacina brasileira, já produzida aqui. É uma tecnologia para o País, para o SUS, para o programa de imunização. Contribuímos com soluções a partir de ciência. É hora de amenizar o sofrimento da população”, acrescentou Nísia.

Informações da AEN

Foto: Rodrigo Felix Leal

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Nono caso da variante delta é confirmado no Paraná

Paraná confirma mais 31 casos de varíola dos macacos

Paraná chega a 30.269 mortes por Covid-19 e 1.257.768 casos confirmados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais