O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Um milhão de paranaenses não tomaram nenhuma dose de vacina contra Covid

Pouco mais de dois anos após o início da campanha de vacinação, nove em cada dez paranaenses já tomaram a vacina contra a Covid-19. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até ontem 10.589.004 paranaenses haviam tomado ao menos uma dose do imunizante, o equivalente a 89,5% dos 11,8 milhões de habitantes no estado. Contudo, quase um milhão de pessoas (cerca de 8,5% da população) consideradas elegíveis para tomar a vacina ainda não o fizeram, ou seja, não tomaram qualquer dose do imunizante.

Desde que a campanha de imunização teve início, em janeiro de 2021, o quadro sanitário melhorou expressivamente no estado. Há dois anos, por exemplo, a média móvel de diagnósticos diários da doença era de 2.975, enquanto a média de óbitos por dia era de 36. Nesta quarta-feira (8), a média móvel de casos novos no estado já era de 227 e a de mortes estava próxima de zero.

À medida que o quadro sanitário melhora, entretanto, a procura pela vacina tem caído e a ‘fila dos atrasados’, aumentado.

Em 2021, por exemplo, foram aplicadas 5.889.171 doses da vacina apenas no primeiro semestre. No segundo semestre daquele ano, já com mais vacinas disponíveis, foram 13.305.468 doses aplicadas.

A partir do ano passado, contudo, o número de doses aplicadas começou a cair progressivamente. No primeiro semestre, foram 7.292.592 doses aplicadas. No segundo, 1.974.469.

Já neste ano, entre os dias 1º de janeiro e 7 de fevereiro, foram 211.870 doses aplicadas, 91% a menos que no mesmo período de 2022 (que teve 2.358.284 doses aplicadas).

Com isso, a fila dos atrasados já reúne milhões de pessoas. Além dos quase um milhão de paranaenses que não tem registro da primeira dose da vacina, outros 782 mil indivíduos não tomaram a segunda dose do imunizante e, portanto, estão com esquema vacinal incompleto. Além disso, 2,8 milhões de paranaenses são considerados faltosos na primeira dose de reforço (terceira dose da vacina) e o estado ainda possui aproximadamente 4,3 milhões depessoas habilitadas para tomar a segunda dose de reforço (quarta dose), mas que ainda não atualizaram a imunização.

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

Postagens relacionadas

47% dos presos paranaenses prestam serviços nos presídios, afirma governador

Cobra News (User)

Inscrições do programa Ganhando o Mundo são prorrogadas até 26 de abril

Cobra News (User)

Campanha da Secretaria da Saúde marca o Setembro Amarelo no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais