O Portal do Norte do Paraná
Política

TRE-PR divulga Balanço das Eleições 2020 no Estado

Neste domingo (15), às 17h, encerrou-se o horário de votação do primeiro turno das Eleições Municipais 2020. No geral, a votação ocorreu dentro da normalidade nos 399 municípios do Paraná e milhões de eleitores foram às urnas para votar nos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de seu município. Os resultados das eleições, bem como o total de abstenção, brancos e nulos, podem ser obtidos por meio do site Divulga, plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, agradeceu “a todos que contribuíram para a realização desse evento relevantíssimo que é o coroamento da democracia, da soberania e da cidadania”.

No balanço realizado até as 17h deste domingo (15), 160 urnas eletrônicas foram substituídas por outras de contingência no Paraná. O número, que corresponde a 0,66% das de 20.745 seções eleitorais do estado, ficou abaixo do esperado de 1% a 3% de urnas substituídas.

Conforme a Polícia Militar, foram registradas 349 ocorrências e 85 prisões. Houve o registro de 115 casos de “boca de urna” e 16 de compra de voto. Foram apreendidos 11.984 materiais de campanha,11 veículos e R$ 21.911.Mais de 10 mil homens atuaram na segurança pública, configurando o maior efetivo da região sul do Brasil.

Houve temporal no Paraná, que afetou oito cidades: Mangueirinha, Rebouças, Ortigueira, Centenário do Sul, Tibagi, Telêmaco Borba, Coronel Vivida e São João do Triunfo. Por conta da forte chuva, essas cidades ficaram sem energia por algumas horas, mas as baterias que as urnas eletrônicas possuem possibilitaram que a votação continuasse normalmente nesses lugares.

A cobertura das eleições no Paraná, realizada pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), está disponível no Canal do TRE-PR no YouTube a nas redes sociais oficiais no FacebookTwitter e Instagram.

Eleições do Futuro

Pela manhã, o desembargador Tito Campos de Paula realizou a abertura do projeto “Eleições do Futuro”, que ocorreu em três cidades do país: Valparaíso de Goiás, São Paulo e Curitiba. Também participaram da abertura o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, Vitor Roberto Silva, a juíza auxiliar do TSE, Dra. Simone Trento e os membros da Corte. O evento, que aconteceu na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), terminou às 15h e contou com a demonstração de propostas inovadoras para o sistema eletrônico de votação realizada por empresas que atenderam ao chamamento público do TSE.

Texto: TSE

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeito Beto Preto deve renunciar ao cargo em Apucarana

Paraná: Mais 37,4 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer chegam

Detalhes sobre tentativa de golpe de Estado expõem Bolsonaro e aliados

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais