O Portal do Norte do Paraná
Policial

Tombada, Praça Rocha Pombo ganha cores vibrantes sem autorização de órgão especializado

A revitalização da praça Rocha Pombo, no centro de Londrina, pode se transformar em dor de cabeça para município. A pintura recente dos bancos, latas de lixo, muros, corrimãos, luminárias e chafariz – com cores vibrantes como amarelo, vermelho e verde – teria sido feita sem a autorização e consulta da Coordenação do Patrimônio Cultural do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura.

Isso porque a praça é tombada pelo Patrimônio do Estado desde 1974, por conta da integração que faz com a antiga estação rodoviária, hoje Museu de Artes, obra de Vilanova Artigas. A pintura foi executada pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Segundo a secretaria municipal de Cultura, o assunto está sendo tratado pela coordenação estadual, que estaria ajustando a questão junto à companhia, que informou que não irá se manifestar e que não foi oficiada sobre o suposto problema.

Na avaliação da arquiteta e urbanista Priscila Henning, a ideia de patrimônio da praça é de que ela crie uma continuidade visual e de paisagem em relação ao museu. “Por ser obra tombada necessita de autorização quando faz uma intervenção, mesmo que seja pintura, com mudança do esquema de cores original. Isso acaba alterando a maneira com que se percebe o espaço e a escolha das tonalidades fortes, principalmente o muro amarelo (que liga ao museu), que ao observar o edifício da praça, praticamente só vê o museu”, elencou.

Via Portal Bonde

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Presos se rebelam na cadeia de Santo Antônio da Platina

Adolescente de 15 anos é ejetado de veículo em capotamento em Londrina

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro contra árvore

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais