O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Sintomas de Meningite adulta e infantil

Sintomas de Meningite no adulto

O sinais e sintomas de meningite nos adultos e em crianças maiores de 2 anos de idade surgem de forma repentina e inicialmente são caracterizados por febre alta, acima de 39ºC, e dor de cabeça forte, o que facilita a confundir a doença com uma gripe comum.

Essa doença pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, e a gravidade e o tratamento variam de acordo com a causa da doença, sendo a meningite bacteriana a forma mais grave da doença.

Sintomas de Meningite no adulto

A forma mais comum de pegar meningite é entrar em contato com pessoas que estão infectadas, sendo importante estar atento ao aparecimento dos seguintes sintomas:

  • Febre alta e repentina;
  • Dor de cabeça forte e difícil de passar;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor e dificuldade para mover o pescoço;
  • Tontura e dificuldade de concentração;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade para encostar o queixo no peito;
  • Sensibilidade à luz e aos ruídos;
  • Sonolência e cansaço;
  • Falta de apetite e de sede.

Além disso, também podem surgir manchas vermelhas ou rochas na pele de tamanhos variados, o que caracteriza a meningite meningocócica, uma forma grave da doença. Veja mais detalhes sobre essa forma da doença aqui e saiba quais são os exames necessários para saber se é meningite e qual o seu tipo.

Quando ir ao médico

Logo que surgirem os sintomas de febre, enjoos, vômitos e dor de cabeça muito forte deve-se procurar o médico para fazer exames e verificar a causa do problema.

A meningite é diagnosticada a partir de exames de sangue e do líquor, que é o líquido que está presente na espinha vertebral. Esses exames permitem saber qual o tipo da doença e o tratamento mais adequado. Veja como é feito o tratamento para cada tipo da doença.

Sintomas de Meningite Infantil

 

A meningite infantil tem sintomas semelhantes aos que ocorrem nos adultos, e os principais são a febre alta, os vômitos e a dor de cabeça forte. Em bebês, é preciso estar atento a sinais como choro constante, irritabilidade, sonolência e, nos mais novinhos, inchaço na região da moleira.

Esses sintomas surgem de forma repentina e muitas vezes são confundidos com sintomas de gripe ou infecções intestinais, por isso, sempre que surgem, recomenda-se levar logo o bebê ou a criança ao médico para avaliar qual a causa do problema, pois a meningite pode deixar sequelas como perda da audição, perda visão e problemas mentais. Veja quais são as sequelas da meningite.

Sintomas de Meningite Infantil

Sintomas no bebê

Em bebês menores de 2 anos de idade, além da febre alta, os sinais e sintomas importantes incluem choro constante, irritabilidade, sonolência, falta de ânimo, falta de apetite e rigidez no corpo e no pescoço.

Nos casos de bebês com menos de 1 ano de idade e com a moleira ainda mole, o topo da cabeça pode ficar inchado, fazendo parecer que o bebê possui um galo devido a alguma pancada.

Na maioria das vezes, a meningite tem causa viral, entretanto, também pode ser causada por bactérias, como a meningocócica. A meningite bacteriana é uma das doenças mais graves em bebês e crianças, podendo provocar manchas na pele, convulsões e até paralisia, e pode ser transmitida para bebê no momento do parto. Saiba o que fazer para se proteger e evitar a transmissão da meningite bacteriana.

Sintomas em crianças acima de 2 anos

Em crianças acima de 2 anos, os sintomas costumam ser:

  • Febre alta e repentina;
  • Dor de cabeça forte e sem controle com medicação convencional;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor e dificuldade para movimentar o pescoço;
  • Dificuldade de concentração;
  • Confusão mental;
  • Sensibilidade à luz e aos ruídos;
  • Sonolência e cansaço;
  • Falta de apetite e de sede.

Além disso, quando a meningite é do tipo meningocócica, também podem surgir manchas vermelhas ou rochas na pele de tamanhos variados. Esse é tipo mais grave da doença, veja mais detalhes sobre os sintomas e tratamento da meningite meningocócica.

Quando ir ao médico

Logo que surgirem os sintomas de febre, enjoos, vômitos e dor de cabeça muito forte deve-se logo procurar o médico para fazer exames e verificar a causa do problema.

É comum a criança precisar ficar internada para receber medicação durante o tratamento e, em alguns casos, os pais também precisam tomar remédios para prevenir a contaminação com a doença. Veja como é feito o tratamento para cada tipo de meningite.

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930.

(Via Tua Saúde)

Postagens relacionadas

Janja assume lugar de Alckmin em comitiva que vai ao RS

Cobra News (User)

Enem 2021: Inep divulga datas do exame para participantes isentos em 2020 que faltaram às provas

Cantora Vanusa morre aos 73 anos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais