O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria de Saúde distribui 12 mil doses da vacina pediátrica contra Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai distribuir a partir desta quarta-feira (15) 12 mil doses de vacina pediátrica contra a Covid-19 para as 22 Regionais do Estado. O Ministério da Saúde enviou os imunizantes ao Paraná na sexta-feira (10), e estavam armazenados no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.

O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, alertou sobre a importância da vacinação nas crianças que ainda não receberam o imunizante. “Quero destacar que principalmente as crianças de até três anos que ainda não tiveram contato com cepas anteriores do vírus e não receberam a vacina, é fundamental vaciná-las para garantir proteção”, disse.

De acordo com o último Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios da Sesa, divulgado em 8 de outubro, que compreende os dados deste ano até 4 de outubro, foram notificados 18.165 casos e 146 óbitos de residentes no Paraná. A incidência é de 156,6 casos a cada 100 mil habitantes e a taxa de mortalidade é de 1,26 óbito a cada 100 mil habitantes.

Dos 853 casos confirmados de Covid no período epidemiológico, 169 são de crianças até 6 anos, um acréscimo de 33 casos desde a última semana epidemiológica.

Hospitais da Zona Norte e Zona Sul de Londrina expandiram atendimentos nos últimos anos
VACINAÇÃO E PREVENÇÃO – As informações da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) apontam que de janeiro até 14 de outubro deste ano, o Paraná aplicou cerca de 98 mil doses da vacina contra a Covid-19. No mesmo período de 2024, foram mais de 330 mil aplicações, o triplo de doses. “Sem vacina, a doença pode evoluir para grave, como era na época da pandemia, e as vacinas estão à disposição. Nós precisamos cuidar de todos”, afirmou Neves.

DIRETRIZES – O calendário de vacinação contra a Covid-19 segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI) que prevê que crianças de 6 meses até 4 anos e 11 meses, pessoas com mais de 60 anos e gestantes integram o calendário nacional de vacinação anual.

A imunização também está disponível para os grupos de risco, que incluem indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade e pessoas em situação de rua. Esses públicos precisam receber dose de reforço anual e, no caso de idosos e pessoas imunocomprometidas, a recomendação é de reforço a cada seis meses.

Com atendimento regionalizado, Opera Paraná reduz tempo de espera por cirurgias eletivas
Vale destacar que quem não está incluído no grupo prioritário e não tomou nenhuma dose da vacina pode e deve se vacinar a qualquer momento buscando atendimento na saúde pública.

Além da vacina, a Sesa reforça medidas simples e eficazes de prevenção:

* Higienizar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições;

* Utilizar lenços descartáveis;

* Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar;

* Manter uma alimentação equilibrada e boa hidratação.

* Em caso de sintomas como febre, calafrios, mal-estar, dor de garganta, dor no corpo, tosse seca, fadiga, náuseas ou vômitos, a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Mulher fica sem luz, aciona Copel e é estuprada por eletricista terceirizado dentro de casa, no Paraná

Cobra News (User)

Clientes da Sanepar podem fazer leitura do hidrômetro usando aplicativo ou site

Primeira onda de frio intenso terá temperaturas na faixa de 0°C no Paraná

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais