O Portal do Norte do Paraná
ComunidadeRegião

Secretaria de Saúde de Londrina promove Dia D de combate a endemias

Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina realizam o Dia D de combate ao Aedes aegypti e endemias, nesta quarta-feira (9) de manhã. A ação educativa será na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim União da Vitória II, localizada na Rua Dezenove de Abril, 55. Os trabalhos começam às 8h30 e toda a comunidade da região sul é convidada a participar.

O objetivo central das atividades é conscientizar a população sobre os perigos que o mosquito oferece, sendo transmissor de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya. Além do Aedes aegypti, o Dia D vai abordar outros vetores e endemias, como o bicho barbeiro, escorpião, o caramujo africano e o caramujo da esquistossomose, doença de Chagas, febre amarela e leishmaniose. Na UBS do União da Vitória, estarão expostos um larvário, mostrando o ciclo dos animais e maquetes. Haverá também a distribuição de panfletos com informações essenciais.

A ação faz parte do trabalho desenvolvido pela Coordenação de Endemias da Secretaria, que realiza durante todo o ano atividades preventivas e educativas. Com as exposições, os agentes vão orientar a comunidade sobre a importância de eliminar os locais e objetos que acumulam água, utilizados pelo Aedes aegypti em várias fases do ciclo de vida, e sobre pontos que abrigam escorpiões, cuja picada pode ser fatal.

Outra recomendação importante é em relação ao lixo. A Coordenação de Endemias lembra que, até que ocorra a destinação correta, com separação dos rejeitos e materiais recicláveis, o lixo fique armazenado em local protegido da chuva e animais. Caso contrário, ele pode ser contribuir diretamente para a proliferação de vários vetores transmissores de doenças.

Com informações da Prefeitura Municipal de Londrina

Foto: Divulgação/Prefeitura de Londrina

 

Outras informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

TCGL demite 60 funcionários e faz acordos rescisórios

Sanepar realiza desinfecção do entorno de hospitais da região

Simepar prevê máxima de 38ºC no fim de semana na região

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais