O Portal do Norte do Paraná
Região

Secretaria de Saúde de Londrina inicia 3º LIRAa do ano

A coordenação de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, iniciou nesta semana o trabalho de campo necessário para elaborar o 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. A ação prossegue até sábado (20) e, nesta etapa, os agentes vistoriam cerca de nove mil imóveis para identificar locais com água parada e focos do mosquito.

A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 1 de agosto, durante reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti, em local a definir. A vistoria será feita em imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, abrangendo aproximadamente 200 localidades da área urbana.

Durante o trabalho de campo, os agentes fazem a vistoria e, quando são encontrados pontos com água parada e de focos do mosquito, é feito o recolhimento da amostra, que é enviada para o laboratório. Com a ação, é possível identificar se os materiais coletados são provenientes do Aedes aegypti ou de outro mosquito. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, os quais também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes.

O 2º LIRAa de 2019, divulgado maio, apontou um índice de infestação predial (IIP) dede 5,3%, número que colocou Londrina em situação de risco para uma possível epidemia de dengue, conforme classificação do Ministério da Saúde, que se confirmou posteriormente.

Sobre o levantamento

O LIRAa é um mapeamento rápido que permite identificar como está a infestação por Aedes aegypti no município. Também possibilita identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos (de focos) são predominantes nestas áreas. Com o resultado, é possível planejar as ações de controle que serão adotadas, principalmente em áreas críticas.

O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta e superior a 4% há risco de surto de dengue.

Fonte: N.com

Foto: Gustavo Tacaki

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Técnico do Londrina Esporte Clube fala sobre retorno aos treinos presenciais

Mais duas mortes são registradas em Londrina por Covid-19

Cambé entra em alerta para infestação do mosquito da dengue

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais