O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Secretaria da Saúde reforça prevenção de doenças sexualmente transmissíveis no período de Carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde intensificou as medidas preventivas para as doenças sexualmente transmissíveis no período do Carnaval com a distribuição gratuita de 4 milhões de preservativos masculinos, 90 mil preservativos femininos e 250 mil unidades de gel lubrificante.

A distribuição já aconteceu para as 22 Regionais de Saúde do Estado que agora repassam para todos os municípios. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, a preocupação com as DSTs é contínua e acontece junto de toda a população, porém, no período de Carnaval, o foco é o público jovem e o adulto-jovem.

As doenças transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de preservativo, com uma pessoa que esteja infectada. A chefe da Divisão de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria, Mara Franzoloso, destaca que a pessoa que teve contato sexual sem proteção deve buscar o diagnóstico o quanto antes, reduzindo o impactos de doenças como a Aids.

A Secretaria estadual da Saúde mantém o acesso gratuito ao diagnóstico, em todas as unidades de saúde, com a realização de testes rápidos para detecção de presença do vírus do HIV/AIDS, sífilis e hepatite viral. Estes exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Pessoas diagnosticadas com as doenças são encaminhadas para tratamento, com distribuição de medicamentos como antivirais, antirretrovirais, antimicrobianos e penicilina, entre outros.

De 2018 para 2019, o Paraná teve 19% de redução dos casos de Aids; 22% na mortalidade por Aids, e 75% na mortalidade por Aids em menores de 5 anos. No mesmo período o Estado conseguiu redução de 12% nos casos do HIV.

O Paraná é referência nacional no programa de eliminação da transmissão vertical do HIV, de mãe para filho. Curitiba e Umuarama receberam em 2019 o título de municípios livres da transmissão. Foram as únicas cidades do Brasil a obter a certificação.

Fonte:AEN

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Paraná registra primeira morte por dengue no novo ano epidemiológico

Paraná chega a 253 mil crianças vacinadas contra a covid-19

Governador recebe presidente do STF e destaca agenda em prol do Paraná

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais