O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Saúde reforça importância da vacina para evitar sarampo

“O sarampo é uma realidade que se instalou em nosso Estado depois de 20 anos após a baixa da cobertura vacinal. Vamos eliminar novamente essa patologia com a vacina, por isso, peço que pensem nos filhos, sobrinhos e na sua família, e procure uma unidade de saúde para atualizar a sua carteira de vacinação”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

A recomendação de vacinação foi reforçada com a divulgação de um novo boletim epidemiológico do Sarampo, publicado nesta quinta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Saúde. São 808 casos da doença desde agosto de 2019. Curitiba e Região Metropolitana concentram 728 registros, o que representa 90% do total de casos da doença.

A maior parte dos casos tem faixa de idade entre 20 e 29 anos, são 424 ocorrências. Os números mostram que estiveram ou estão com a doença 14 crianças com idade entre 0 a seis meses; 17 de seis a 12 meses; 10 de um a quatro anos; três de cinco a 9 anos; 208 de 10 a 19 anos; 89 de 30 a 39 anos; 31 de 40 a 49 anos; 12 de 50 a 59 anos.

Vacina

O esquema vacinal do Ministério da Saúde recomenda que a população com idade entre um a 29 anos deve receber duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose. As crianças que têm entre seis meses e 11 meses e 29 dias também devem ser vacinadas. Mais informações sobre o calendário de vacinação podem ser acessadas pelo link:
www.saude.gov.br/saude-de-a-z/vacinacao/calendario-vacinacao

Quarenta e duas cidades paranaenses estão em surto por causa do sarampo, considerando que o Ministério da Saúde classifica como situação de “surto ativo” todo município que tenha ao menos um caso de sarampo confirmado.

Informações da AEN

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mais notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Governador sanciona lei do Cartão Futuro Emergencial

Concurso da PM será realizado no segundo semestre, afirma Cobra Repórter

Cobra News (User)

Paraná Rosa alerta sobre os cuidados com a saúde da mulher

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais