O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Saúde quer busca ativa de público alvo da vacina contra a gripe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, junto com os municípios paranaenses, realizou no último sábado (4) o Dia D da vacinação contra a gripe. O secretário da Saúde, Beto Preto, fez a abertura das atividades em todo o Estado com uma ação na sede da 16ª Regional de Saúde, em Apucarana.

Ele vacinou crianças e idosos e fez um apelo a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado para promoverem uma busca ativa do público alvo até o dia 31 de maio, quando termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

A Secretaria da Saúde tem expectativa de que todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde busquem crianças, idosos, gestantes e puérperas, além de outras faixas do público alvo desta campanha de prevenção da gripe.

“Não podemos deixar ninguém de fora, o inverno está chegando e prevenir é um ato de amor”, afirmou Beto Preto, alertando que em algumas circunstâncias os vírus circulantes podem ocasionar quadros graves em pessoas não imunizadas.

Prioritários

A meta da Secretaria da Saúde, com apoio dos municípios, é garantir a imunização dos grupos prioritários – crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, idosos, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A Secretaria fez a distribuição das doses e os municípios usaram diferentes estratégias para atingir o público alvo. Até agora o Paraná vacinou 1.276.832 pessoas, representando 38,09% do público-alvo. A expectativa é que o Dia D tenha aumentado bastante este percentual. Os municípios enviarão os dados para a Secretaria e o balanço do Estado deve ser divulgado nos próximos dias.

Entre os grupos prioritários, registram maior procura pela imunização os idosos, com 68,44% do público já vacinado; os indígenas, com 66,9%, e as puérperas, com 65%.

“A vacina é segura e promove a imunização contra os vírus mais comuns em circulação no momento. Ela não desencadeia a gripe e é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela doença”, enfatizou o secretário.

Fonte: AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Secretaria do trabalho oportuniza vagas para PCDs em Londrina

Cobra News (User)

Governador destaca importância do polo moveleiro de Arapongas

Quadro Negro: juiz marca data de interrogatório de Beto Richa e esposa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais