O Portal do Norte do Paraná
Policial

Saúde de Arapongas oferece serviço especial para pacientes diabéticos

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas começou nesta semana as atividades do Ambulatório de Diabetes Melitus no Pronto Atendimento 18 Horas do Jardim Petrópolis. O principal foco é o atendimento multidisciplinar aos pacientes diabéticos com estado mais crítico.

O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapongas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvir) e a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (SESA-PR).

O trabalho multidisciplinar garante a criação de vínculo com o paciente e a chance maior de sucesso no tratamento. Além disso, o paciente pode ter uma qualidade de vida melhor ao reduzir as complicações causadas pela doença, como doenças renais, perda de visão e amputação de membros.

“Após a identificação de pacientes pela Equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), foi realizada a estratificação de risco condizente com a Linha Guia de Diabetes Mellitus da SESA-PR, publicada em 2018. Aqueles mais críticos foram selecionados para participarem dos atendimentos do Ambulatório. Inicialmente serão 20 novos pacientes por mês”, explicou o Secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior.

Segundo Paludetto, a equipe multidisciplinar do Ambulatório é composta por endocrinologista, nutricionista, assistente social e farmacêutica. Já a equipe da ESF é formada por médico, enfermeira, cirugiã-dentista e agentes comunitários de saúde (ACS). Parte dos exames complementares solicitados serão subsidiados pela Secretaria Estadual de Saúde.

A Diabetes Mellitus e a hipertensão arterial sistêmica são responsáveis pela primeira causa de mortalidade e de hospitalizações no SUS. A taxa de mortalidade por Diabetes é de 30 óbitos para cada 100 mil habitantes.

Informações e foto: Prefeitura de Arapongas

 

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Motociclista perde a vida em grave acidente na BR-369, em Rolândia

Cobra News (User)

Mulher é estuprada por ladrão em Sarandi

Cobra News (User)

Grande quantidade de cigarros oriundos do Paraguai são apreendidos em Londrina

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais