O Portal do Norte do Paraná
Política

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para fundos e projetos sociais

O prazo para declarar o imposto sobre a renda da pessoa física (IRPF) vai até 31 de maio, e dentro desse prazo os contribuintes podem destinar parte do valor pago à Receita Federal para projetos sociais.

No momento da entrega da declaração, é possível optar por destinar até 3% do imposto devido para fundos de direitos da criança e do adolescente, e até mais 3% para fundos de proteção a idosos. A ação deve ser feita pela aba “Doações Diretamente na Declaração”.

A destinação ainda pode ser feita por quem já declarou o imposto neste ano. Basta efetuar a retificação dentro do prazo, explica a Receita.

E quem tem direito à restituição também pode fazer o repasse. O valor doado não vai sair do montante restituído e, sim, do que iria para os cofres públicos.

Porém, a opção só pode ser feita por quem preenche a declaração no modelo completo. A declaração simplificada não contempla esta possibilidade.

Outra forma de fazer a destinação do IRPF é doando um valor ao Fundo de preferência e lançando esta doação como uma dedução na declaração do ano posterior, aponta a Receita.

Em 2023 mais de R$ 900 mil contribuintes paranaenses podiam destinar parte do imposto de renda para fundos e projetos sociais; porém, segundo a Receita Federal, apenas 23 mil fizeram essa escolha.

“A destinação de parte da restituição do Imposto de Renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais do país, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, além de fomentar atividades culturais, audiovisuais e desportivas”, ressalta o Ministério da Fazenda.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Pacheco defende desoneração e promete pautar veto ainda neste ano

Cobra News (User)

Fique atento à ordem de votação na urna eletrônica

Francischini encerra sessão após confusão e bate-boca de Guedes e Zeca Dirceu

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais