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Paraná

Resultado da Prova Paraná mostra problemas no ensino de matemática

Menos de um terço da prova com cálculos foi solucionada corretamente por alunos do ensino médio.

 

O balanço da primeira edição da Prova Paraná mostrou que os estudantes da rede pública de ensino paranaense estão com problemas para resolver questões de matemática. O levantamento revela que os alunos do ensino médio não conseguiram acertar um terço da prova.

O resultado foi divulgado pela Secretaria de Educação do Estado Paraná (Seed) ontem (17). O levantamento mostra que o pior resultado foi entre alunos do primeiro ano do ensino médio, com média de acerto de 28,5% das questões. Apenas os alunos do quinto ano do ensino fundamental acertaram mais da metade do exame.

Mais de 533 mil alunos de escolas municipais e estaduais participaram do teste realizado em março deste ano. Cinco mil escolas aplicaram a prova com 40 questões, sendo 20 de matemática e 20 de língua portuguesa.

Conforme o balanço, entre os estudantes do primeiro ano do ensino médio, onde se concentram os piores resultados, a média de acerto em questões que envolviam porcentagem ficou em 10,7%. O índice foi inferior a 15% em equações do 1º grau.

Os alunos tiveram melhor desempenho em problemas que envolviam interpretação de tabelas e gráficos. Entre os estudantes do nono ano do ensino fundamental, a média de acertos neste quesito superou 90%.

Segundo o superintendente da Seed, Raph Alves, com a identificação das dificuldades de cada aluno, a secretaria poderá organizar um currículo de ensino que priorize conteúdos essenciais que não estão sendo compreendidos pelos alunos.

Língua portuguesa

A prova de língua portuguesa teve melhor resultado entre os estudantes da rede pública. A média de acertos ultrapassou 60% em todos os anos escolares. O pior desempenho foi registrado novamente entre os alunos do primeiro ano do ensino médio, com média de 61,35%.

Entre as questões de português, os estudantes tiveram maior dificuldade em encontrar a tese ou o tema de um texto. Por outro lado, questões de interpretação que envolviam auxílio gráfico apresentaram melhores resultados.

Com os resultados, a Seed busca entender como o conteúdo está chegando aos alunos. Além disso, a secretaria informou que professores que tiveram bons resultados vão compartilhar em grupo, com o órgão estadual, as estratégias que utilizaram para ensinar os estudantes.

A partir daí, conforme a secretaria, ações em rede poderão ser elaboradas, como a produção de material de apoio e formação de professores.

Prova Paraná

A Prova Paraná foi criada pela Seed com o objetivo de identificar as principais dificuldades de ensino dos alunos. As provas serão aplicadas três vezes ao ano. Os alunos possuem duas horas para responder o questionário.

Participam da Prova Paraná estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental e do primeiro e terceiro ano do ensino médio da rede estadual e pública de ensino.

Alunos de 397 municípios do quinto ano do ensino fundamental de escolas municipais também fizeram a prova. Apenas as redes municipais de Curitiba e São José dos Pinhais não participaram da primeira edição.

Via G1

 

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