O Portal do Norte do Paraná
Política

Ratinho Junior e João Doria ampliam segurança nas fronteiras

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, general Luiz Felipe Carbonell, levam ao governador de São Paulo, João Doria Junior, nesta segunda-feira (18), uma proposta de cooperação inédita entre os dois estados para enfrentar crimes de fronteira, como contrabando, o crime organizado e o tráfico. O encontro será no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo paulista.

O Paraná faz divisa com três estados (São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina), além de ter 450 quilômetros de fronteira seca e aquática com a Argentina e o Paraguai. O convênio faz parte da estratégia do Paraná de potencializar o combate ao tráfico de drogas e armas, além do contrabando e roubos de cargas.

AÇÕES – A iniciativa prevê a obtenção e compartilhamento de dados e ações integradas e permite que forças de segurança paulistas atuem eventualmente em território paranaense e vice-versa.

Um dos pilares é a atuação das polícias nas cidades limítrofes dos dois estados. “A ideia é que possamos ter intercâmbio entre as polícias para que possam agir também nas comunidades lindeiras, atender as ocorrências e emergências necessárias”, afirma Luiz Felipe Carbonell.

“Além disso o convênio permite controle mais eficaz do contrabando e das ações policiais. Assim, podemos entrar no estado vizinho em perseguições e evitar que o bandido simplesmente se evada utilizando o limite entre os estados”, completa.

INTELIGÊNCIA – A estratégia também passa pelo combate a uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios e tem ramificações no Paraná. “O intercâmbio de inteligência está vinculado ao problema da facção. Temos que o Paraná é o segundo polo mais importante da facção. Por isso, quanto mais integrado o combate, melhor. Sabemos que São Paulo tem feito operações específicas nas rodovias e a intenção é que possamos integrar essas operações”, destaca o secretário.

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930.

 

(Via AEN)

Postagens relacionadas

Texto-base da Reforma da Previdência é aprovado no Senado; destaques serão analisados nesta quarta

Defesa Social de Londrina reforçará segurança dos locais de votação

Ministro Rui Costa alerta sobre ‘falsa expectativa’ de que Voa Brasil resolverá preço das passagens

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais