O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Prevenção de acidentes com escorpião mobiliza sociedade no Norte Pioneiro

A preocupação com o aumento de escorpiões em áreas urbana e rural no Norte Pioneiro mobilizou gestores, agentes de saúde e moradores de Guapirama e Siqueira Campos, municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, em uma ação conjunta realizada nesta quinta-feira (23).

Os municípios de Santo Antônio da Platina e Cambará também realizaram encontros semelhantes durante a semana. Salto do Itararé se reunirá nesta sexta-feira (24). Os encontros tiveram palestras dos técnicos estaduais referenciados na região para orientação e atualização do cenário epidemiológico locais.

A Defesa Civil, lideranças comunitárias, moradores e profissionais da Atenção Primária discutiram a prevenção e controle do animal, cuja presença tem sido registrada com mais frequência nessas localidades. A iniciativa buscou envolver a população no enfrentamento à infestação de escorpiões e ao escorpionismo (acidente com o animal), reforçando que medidas simples, como manter quintais limpos, vedar ralos e evitar o acúmulo de entulho são essenciais para interromper o ciclo de proliferação.

“Prosseguimos com ações contínuas de combate e prevenção. O conhecimento salva vidas e quanto mais pessoas estiverem engajadas nesse enfrentamento melhores serão os resultados”, destacou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.

Durante o encontro, os técnicos estaduais também esclareceram as principais dúvidas da população e dos profissionais, como onde entregar o escorpião se encontrado ou após um acidente, quais sintomas devem ser observados e qual o tratamento indicado em casos de picada.

O escorpião-amarelo, principal espécie encontrada na região, é altamente adaptável ao ambiente urbano, reproduzindo-se em locais como ralos, encanamentos, entulhos e frestas de paredes. Sua picada pode causar envenenamento grave, especialmente em crianças e idosos.

“Nós temos pedido apoio dos secretários municipais no sentido de convocar lideranças dos municípios e religiosas e conselhos municipais a fim de que essas informações cheguem a toda a população. Informações que efetivamente vão evitar acidentes”, salientou o diretor da regional de Jacarezinho, João Luccas Thabett.

De janeiro a outubro de 2024, o Paraná registrou 4.921 acidentes com o escorpião. No mesmo período deste ano foram 5.330.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Estado reforça importância do apoio à saúde mental; SUS oferece atendimento

PRF identifica dez pontos críticos nas rodovias do Paraná e aumenta fiscalização no Carnaval

Cobra News (User)

Determinação de carimbar validade nos ovos é suspensa

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais