O Portal do Norte do Paraná
Região

Preocupação: Caso de H1N2 em Ibiporã é raro; apenas 26 foram diagnosticados no mundo

Um caso humano de H1N2 está sendo monitorado em Ibiporã pela Fundação Oswaldo Cruz. o vírus, que é uma mutação do influenza “A” circula em porcos e, segundo a Organização Mundial da Saúde, apresenta potencial para gerar uma pandemia.

Na cidade com pouco mais de 100 mil habitante a notícia pegou muitos de surpresa, já que o foco nesse momento é a Covid-19 e muitos estão tomando os cuidados básicos.

E o susto veio depois que uma jovem de 22 anos foi diagnosticada com a H1N2. Uma doença que tem sintomas parecidos com o novo coronavírus e também com a gripe comum.

A mulher trabalha em um frigorífico e começou a passar mal em junho deste ano. Ela procurou uma unidade básica de saúde, pois achou que estava com Covid-19. Os médicos não conseguiram identificar a doença e encaminharam as amostras para a Fiocruz que confirmou o H1N2.

Segundo o secretário de Saúde de Ibiporã, Paulo Zapparoli, a principal suspeita é que ela tenha contraído o vírus enquanto manuseava carnes de porco. A paciente ficou afastada, em tratamento, se recuperou e deve voltar ao trabalho.

A Organização Mundial de Saúde ainda não sabe se esse vírus pode ser transmitido de humano para humano. Os fornecedores de carne foram avisados depois da confirmação desse caso. O frigorifico não precisou ser interditado e até o momento nenhum outro caso foi confirmado. Mas a secretária de saúde monitora uma outra funcionária que teve os mesmos sintomas que a jovem doente.

“A Secretaria de estado da Saúde também está acompanhando junto com a secretaria municipal, junto coma vigilância, para que isso seja cercado e não exista proliferação. Como os cuidados internos e externos foram tomados, não existe nenhum outo caso, creio que a possibilidade de proliferação está anulada”, aponta Zapparoli.

Sintomas
A H1N2 é um subtipo de Influenza A, vírus responsável pela gripe, que é uma infecção respiratória. Os sintomas são:
– dor de cabeça;
– garganta inflamada;
– febre;
– tosse;
– mal-estar;
– dor nas articulações;
– garganta, nariz e olhos vermelhos e
– perda do apetite.

Em todo mundo, apenas 26 casos foram diagnosticados desde 2005.

Via:Tarobá News

Essas e outras informações na nossa programação Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Prefeitura de Cambé lança campanha do Maio Amarelo de 2023 com o tema “No Trânsito, Escolho a Vida”

Casa pega fogo em Londrina e família perde tudo

Piscina de 8 metros de comprimento cai de caminhão e bloqueia trecho de rodovia entre Arapongas e Rolândia

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais