O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Prefeituras de Londrina e Arapongas querem pavimentar estrada para encurtar caminho entre as cidades

O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, lançou o programa Caminhos da Integração com o anúncio da pavimentação da Estrada do Araguari, que conecta Londrina e Arapongas. A obra será financiada com recursos do Governo do Estado, e está em fase de elaboração de projetos. O anúncio oficial foi feito na última sexta-feira (20) pelo prefeito Tiago Amaral, acompanhado pelo prefeito de Arapongas, Rafael Cita, e o superintendente geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre.

Estrada do Araguari tem 17 km de extensão. Foto: PMA / divulgação

No total, a Estrada do Araguari possui 17km de extensão. A maior parte, cerca de 12km, está nos limites do município de Arapongas e já possui calçamento com pedras irregulares, que devem servir como base para a pavimentação. A estimativa de custos para recape dessa área com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é de, aproximadamente, R$7,5 milhões. Os demais 5km adentram a cidade de Londrina, onde a estrada é nomeada como Santa Maria ou Ponto Mineiro, e serão pavimentados do zero.

De acordo com o prefeito Tiago Amaral, essa pavimentação marca o primeiro passo do Caminhos da Integração, programa criado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local ao interligar Londrina às demais cidades da região norte do Paraná, como Apucarana, Marilândia do Sul, Rolândia e Cambé. “Vamos conectar Londrina com o Norte Pioneiro por intermédio de uma ponte que vamos fazer, e também com Tamarana. Essa será a grande conexão que vai fazer Londrina voltar a ser, realmente, cidade de referência e integradora com a região norte do Paraná”, disse.

Os prefeitos Tiago Amaral, de Londrina, com Rafael Cita, de Arapongas. Foto: PMA / divulgação

Em entrevista coletiva realizada na sexta-feira (20), Amaral acrescentou que o projeto referente à pavimentação do trecho pertencente ao município de Londrina está em fase de elaboração. “Quando eu ainda era deputado, definimos a estratégia de que essa estrada deveria ser feita. Arapongas fez sua parte, está pronta, mas agora estamos tirando esse atraso. E vamos entregar essa obra, junto com o meu parceiro Cita e a atuação forte do Onofre, da Casa Civil, como sendo a primeira do Caminhos da Integração. Esse, de agora em diante, é nosso grande objetivo, e estamos aqui na divisa dos dois municípios firmando esse compromisso com o povo do Paraná, e que irá beneficiar estudantes, trabalhadores, produtores rurais e visitantes”, enfatizou.

Conforme o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, ainda não há prazo para o início da pavimentação, pois há um cronograma a cumprir junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), órgão responsável por essa tramitação. “Temos a palavra do governador Ratinho Júnior de que esse investimento será feito, então estamos correndo com os projetos. Desde a eleição, Tiago e eu temos conversado sobre essa integração, não só entre Londrina e Arapongas, mas de toda região, porque é necessária. Fazemos divisa com Londrina e outras cidades em vários pontos, e aqui será o ponto de partida, o início dessa integração com toda região. Temos várias etapas a cumprir, mas o início está sendo hoje. E vamos tocar sempre juntos, pois a ideia é crescer cada vez mais”, afirmou.

O superintendente geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, reforçou a importância dessa obra para o desenvolvimento de Londrina, Arapongas e cidades próximas. “Antes mesmo do Tiago assumir a Prefeitura, ele foi na Amepar e fez um discurso sobre a integração dos municípios. Essa será a primeira obra desse projeto, e toda região ganha com ela. Há muitos anos precisávamos disso, fortalecer nossa região, e agora creio que será realidade”, completou.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Governo propõe novo projeto de lei para gratuidade de idosos no transporte intermunicipal

Cobra News (User)

Pistolas, fuzis, submetralhadora, revólveres e munições: mais de 40 armas são apreendidas em operação no Paraná

CMTU e Sociedade Rural promovem feira de adoção no Domingo no Parque, no próximo dia 15

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais