O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, lançou o programa Caminhos da Integração com o anúncio da pavimentação da Estrada do Araguari, que conecta Londrina e Arapongas. A obra será financiada com recursos do Governo do Estado, e está em fase de elaboração de projetos. O anúncio oficial foi feito na última sexta-feira (20) pelo prefeito Tiago Amaral, acompanhado pelo prefeito de Arapongas, Rafael Cita, e o superintendente geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre.

No total, a Estrada do Araguari possui 17km de extensão. A maior parte, cerca de 12km, está nos limites do município de Arapongas e já possui calçamento com pedras irregulares, que devem servir como base para a pavimentação. A estimativa de custos para recape dessa área com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é de, aproximadamente, R$7,5 milhões. Os demais 5km adentram a cidade de Londrina, onde a estrada é nomeada como Santa Maria ou Ponto Mineiro, e serão pavimentados do zero.
De acordo com o prefeito Tiago Amaral, essa pavimentação marca o primeiro passo do Caminhos da Integração, programa criado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento local ao interligar Londrina às demais cidades da região norte do Paraná, como Apucarana, Marilândia do Sul, Rolândia e Cambé. “Vamos conectar Londrina com o Norte Pioneiro por intermédio de uma ponte que vamos fazer, e também com Tamarana. Essa será a grande conexão que vai fazer Londrina voltar a ser, realmente, cidade de referência e integradora com a região norte do Paraná”, disse.

Em entrevista coletiva realizada na sexta-feira (20), Amaral acrescentou que o projeto referente à pavimentação do trecho pertencente ao município de Londrina está em fase de elaboração. “Quando eu ainda era deputado, definimos a estratégia de que essa estrada deveria ser feita. Arapongas fez sua parte, está pronta, mas agora estamos tirando esse atraso. E vamos entregar essa obra, junto com o meu parceiro Cita e a atuação forte do Onofre, da Casa Civil, como sendo a primeira do Caminhos da Integração. Esse, de agora em diante, é nosso grande objetivo, e estamos aqui na divisa dos dois municípios firmando esse compromisso com o povo do Paraná, e que irá beneficiar estudantes, trabalhadores, produtores rurais e visitantes”, enfatizou.
Conforme o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, ainda não há prazo para o início da pavimentação, pois há um cronograma a cumprir junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), órgão responsável por essa tramitação. “Temos a palavra do governador Ratinho Júnior de que esse investimento será feito, então estamos correndo com os projetos. Desde a eleição, Tiago e eu temos conversado sobre essa integração, não só entre Londrina e Arapongas, mas de toda região, porque é necessária. Fazemos divisa com Londrina e outras cidades em vários pontos, e aqui será o ponto de partida, o início dessa integração com toda região. Temos várias etapas a cumprir, mas o início está sendo hoje. E vamos tocar sempre juntos, pois a ideia é crescer cada vez mais”, afirmou.
O superintendente geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre, reforçou a importância dessa obra para o desenvolvimento de Londrina, Arapongas e cidades próximas. “Antes mesmo do Tiago assumir a Prefeitura, ele foi na Amepar e fez um discurso sobre a integração dos municípios. Essa será a primeira obra desse projeto, e toda região ganha com ela. Há muitos anos precisávamos disso, fortalecer nossa região, e agora creio que será realidade”, completou.
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1