O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Prefeitura de Londrina conclui investimentos no transporte coletivo em 2025

A Prefeitura de Londrina entregou, nesta segunda-feira (8) de manhã, o último lote de veículos novos do transporte coletivo da cidade. A entrega – seis ônibus da Londrisul – foi feita pelo prefeito Tiago Amaral e pelo presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi, na garagem da sede da Londrisul, na zona leste da cidade. Com isso, a prefeitura conclui mais uma etapa contratual da renovação da frota da cidade, que conta hoje com 378 ônibus.

Conforto e qualidade no interior do veículo. Foto: CMTU

Desde o início de 2025, outros 96 veículos novos foram incorporados à frota de Londrina. No mês de fevereiro foram 25 unidades e, em maio, outros 71, todos da Transportes Coletivos Grande Londrina, com um investimento total de R$ 85 milhões.

Os seis novos ônibus entregues nesta segunda vão ajudar a melhorar a idade da frota em circulação na cidade, que é de apenas 3,3 anos. No município, todos os ônibus são adaptados para cadeirantes, e metade deles tem ar condicionado.

Os veículos zero-quilômetro apresentados agora foram adquiridos pela Londrisul ao custo superior a R$ 4,96 milhões, e vão entrar em circulação imediatamente, atendendo as linhas 210 – Vitória, 601 – Terminal Acapulco e 602-Terminal Irerê.

Na solenidade, o prefeito Tiago Amaral salientou que Londrina hoje tem, proporcionalmente, a maior frota com ar-condicionado do Brasil. “Londrina melhorou significativamente na qualidade do transporte coletivo. A gente tem um índice de avaliação bastante positivo por parte da população. Claro que ajustes têm que ser feitos, e constantemente. As demandas são enormes, as pessoas sempre querem que o ônibus chegue mais perto da sua casa, e isso é justo. Querem ir da sua casa até o trabalho, até creche do seu filho, e querem que as viagens sejam mais rápidas, e estamos trabalhando e ajustando neste sentido”, pontuou.

Prefeito Tiago Amaral apresenta novos veículos na garagem da Londrisul

Meio ambiente – As unidades adquiridas e que já estão sendo colocadas em circulação são do modelo com motorização “Euro 6”, uma norma internacional que estabelece limites rigorosos para a emissão de gases poluentes de motores a diesel. Os Euro 6 usam tecnologias de redução de emissões para diminuir os gases poluentes, como o óxido de nitrogênio, e exigem o uso de diesel com menor teor de enxofre.

“Os veículos [ônibus] poluem menos que uma motocicleta, aproximando de zero emissão de poluentes”, conta o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fabrício Bianchi. A CMTU é quem faz a gestão do serviço do transporte coletivo na cidade. Bianchi lembra ainda que esses ônibus, de chassi Mercedes-Bens, têm outros itens de conforto, inclusive sendo equipados com suspensão pneumática, ar-condicionado de teto, assoalho em alumínio liso com revestimento em tapete Taraflex madeirado de alta-resistência, poltronas modelo “City” estofada com apoio de cabeça, poltrona do motorista com amortecimento hidráulico e cinto de segurança de três pontas retrátil.

Os veículos, que já são adaptados para pessoas com dificuldades motoras poderem embarcar e desembarcar, possuem ainda vidros das janelas fumê colados, iluminação do salão total com leds, com três portas, elevador, sinal WiFi, dois espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida e ainda poltronas preferenciais para idosos, gestantes, obesos e autistas, além de três painéis especiais eletrônicos com itinerários.

O presidente da Londrisul, empresa do grupo Viação Garcia-Brasil Sul, que agrega também as empresas Santo Anjo e Princesa do Ivaí, José Boiko, enalteceu a prioridade da Prefeitura em relação à qualidade do transporte urbano, e disse que “a empresa também tem como preocupação a melhoria contínua do serviço para o cidadão londrinense”.

Presenças – Participaram da solenidade, além do prefeito Tiago Amaral, do presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, e dos diretores da Londrisul, José Boiko e Estefano Boiko Junior, do Grupo GBS – Garcia/Brasil Sul, também o diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, e gerentes e funcionários daquela empresa e da CMTU.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Informações da assessoria de imprensa

Postagens relacionadas

Campanha Agosto Azul reforça importância do cuidado com a saúde do homem no Paraná

Cobra News (User)

Credenciais de estacionamento para idosos e PCDs podem ser feitas de maneira digital

Cobra News (User)

Secretaria da Mulher de Londrina promove palestra sobre crimes cibernéticos

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais