O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeitura Cambé encaminha à Câmara projeto de lei para municipalizar a Avenida José Bonifácio

A Prefeitura de Cambé encaminhou o projeto de lei de municipalização da Avenida José Bonifácio para a Câmara dos Vereadores. A via não tem um responsável legal desde 1979, quando deixou de ser parte da BR-369. Com a municipalização, a cidade vai poder investir na revitalização e em melhorias na via. O projeto de lei ainda não tem data definida para ser votado.

Com pouco mais de quatro quilômetros de extensão, a Avenida José Bonifácio é uma via arterial de importância vital para a economia do município. Com diversas empresas situadas no entorno da via e um fluxo diário de mais de 20 mil veículos, a avenida é responsável pelo escoamento da safra produzida na região norte da cidade e uma ligação com o município de Rolândia.

Até 1979, a Avenida José Bonifácio era considerada como uma alça da BR-369; depois disso, o SNV excluiu o trecho do mapeamento da rodovia e não definiu quem seria o responsável legal pela área. Também segundo o projeto de lei, desde então, o município convive de forma direta e onerosa com as consequências dos conflitos urbanísticos na região. Pela falta de dominialidade, o município não pode intervir diretamente para solucionar problemas de pavimentação, sinalização, acostamento e drenagem da via.

A fim de resolver o problema e trazer mais segurança e conforto para quem usa a via, o município enviou um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em maio de 2022 questionando o responsável legal pela via. Como resposta, o DNIT afirmou que o município tem o domínio sobre o trecho de pouco mais de quatro quilômetros. Deste então, a Prefeitura de Cambé vem desenvolvendo um projeto para municipalizar a via.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, ressaltou que a via não tem dono e que o objetivo é dar um direcionamento para essa situação. “Não dá para desenvolver projetos sem a municipalização, assim como não dá para buscar recursos para mudar a realidade dessa via sem esse documento”, explica. O prefeito ressaltou a importância de trazer mais segurança para quem usa a avenida e pediu sensibilidade aos vereadores para que realizam a votação de forma rápida.

O projeto de lei foi encaminhado em regime normal à Câmara dos Vereadores e ainda não há prazo para que ele seja colocado em votação, já que ainda precisa de parecer jurídico, de aprovação das comissões, de encaminhamento para leitura e, então, da primeira e segunda sessão. Os vereadores também podem solicitar esclarecimentos técnicos dos responsáveis pelo projeto.

José Antônio Bahls, secretário de Planejamento, explica que após a municipalização da Avenida José Bonifácio ser oficializada, o objetivo é desenvolver projetos e destinar investimentos para revitalizar o asfalto na parte mais prejudicada da via. Ele ainda destaca que essa é uma avenida muito importante para toda a cidade e uma conquista para a população cambeense.

Ainda de acordo com o texto, todos os serviços de revitalização da via serão de responsabilidade do município, que também poderá firmar convênios e parcerias com o Governo do Estado para trazer investimentos para melhorar cada vez mais a via.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Criança queimada em CMEI de Arapongas está intubada em estado grave

Cobra News (User)

Padre Beffa segue internado em estado grave em Londrina

Ministério Público abre investigação sobre aula com representação de Hitler e símbolos nazistas no Paraná

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais