O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino, disse que a cidade terá que ser reconstruída após a passagem de um tornado. Segundo a Defesa Civil, mais de 90% do município, que tem 14 mil habitantes, foi devastado. Seis pessoas morreram e ao menos 750 ficaram feridas.
Os ventos chegaram a 250 km/h e o fenômeno, registrado nesta sexta-feira (7), atingiu o grau EF3 na escala de intensidade, que vai até cinco, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).
Mais de mil moradores ficaram desalojados e abrigos emergenciais começaram a ser montados com o apoio de cidades próximas. A aplicação do Enem 2025, marcada para este domingo (9), foi suspensa no município.
Bovino falou com a imprensa na tarde deste sábado (8). Ele detalhou medidas que já começaram a ser tomadas para reconstruir a cidade com ajuda do estado, da União e de empresas. Veja vídeo acima.
Foi decretado luto oficial de três dias em todo o Paraná e estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. A medida permite a adoção de procedimentos emergenciais, como dispensa de licitações, liberação imediata de recursos e pedido de apoio federal.
Com informações:G1/Foto:Ari Dias/AEN
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

