O Portal do Norte do Paraná
Região

Prefeito de Londrina autoriza reabertura de bares a partir desta sexta (25)

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, autorizou a reabertura dos bares em Londrina nesta sexta-feira (25). A medida foi anunciada em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta quinta-feira (24). Os estabelecimentos devem continuar seguindo as orientações da Secretaria de Saúde e não poderão receber mais de 50% do número total de pessoas que têm capacidade para acomodar.

Os bares estavam fechados desde o último dia 9, quando a prefeitura publicou um decreto com o objetivo de combater a propagação do novo coronavírus. Os locais que não seguirem as orientações de saúde serão fechados por uma semana. A decisão tomou como base, segundo o prefeito, a redução da média móvel da transmissão do vírus, que caiu de 157 para 136 novos casos por dia durante o fechamento dos bares.

Também houve redução em outros índices, incluindo a porcentagem de leitos de enfermaria ocupados, que diminuiu de 49% para 28%; a taxa de ocupação dos leitos de UTI, que caiu de 84% para 63%; e o número de atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que diminuiu de 379 para 322 casos por dia. Os dados foram apresentados junto ao secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Comércio e outros locais

A partir da próxima segunda-feira (28), o comércio de Londrina funcionará das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, os estabelecimentos ficarão abertos das 9h às 13h. Já os shopping centers ficarão abertos de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h.

De acordo com o secretário de Saúde, a decisão de estender em uma hora o horário de funcionamento do comércio foi tomada com base em critérios técnicos, médicos e científicos.

Os parques, praças e áreas de lazer do município continuam interditados até o dia 5 de outubro. As festas em chácaras seguem proibidas, com multa de R$ 10 mil para quem desrespeitar esta regra.

Redução dos índices

Marcelo explicou que 51,44% dos pacientes diagnosticados com Covid-19 em Londrina são jovens de 18 a 39 anos e frisou que, como consequência do fechamento dos bares, parques e áreas de lazer de Londrina durante duas semanas, a transmissão do vírus diminuiu significativamente no munícipio.

“Isso prova que os pontos críticos de transmissão não são o comércio, as lotéricas, os shoppings e o transporte público. As pessoas usam máscaras nestes locais e permanecem pouco tempo neles. Os locais de risco são as baladas, as festas, os eventos em chácaras e os jogos de futebol. Os frequentadores desses eventos, que são em sua grande maioria jovens, ficam aglomerados por horas nestes lugares, sem usar máscaras”, destacou.

Fonte: N.com

Foto: Vivian Honorato

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Casal morre em grave acidente em Rolândia

Cobra News (User)

Escola do Esporte está com inscrições abertas em Londrina

Junta Militar de Rolândia atende com horário agendado

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais