O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe, foi baleado durante um evento de campanha neste sábado (7), em Bogotá. O prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán Pachón, confirmou que o atirador tem apenas 15 anos e não agiu sozinho.
Segundo o jornal colombiano “El Espectador”, Uribe estaria em um estado de saúde delicado após ter sido atingido ao menos cinco vezes na nuca.
A Fundação Santa Fé de Bogotá, hospital onde o pré-candidato foi atendido, divulgou uma nota à imprensa às 23h55 pelo horário de Brasília que afirmava que Miguel Uribe “entrou no Insituto de Urgências em estado crítico e está sendo atendido de maneira prioritária pela nossa equipe de especialistas”.
O Ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sánchez, mandou reforçar a segurança de todos os pré-candidatos. O ministro ofereceu três milhões de pesos colombianos como recompensa a quem que possa dar qualquer tipo de informação sobre os responsáveis por esse atentado ao Miguel Uribe Turbay.
Nos últimos 50 anos, ocorreram três atentados fatais contra candidatos presidenciais na Colômbia. Em 1989, Luiz Carlos Galán, que disputava as eleições pelo Partido Liberal Colombiano; em 1990, contra Bernardo Jaramillo Ossa e Carlos Pizarro Leongómez, fora as tentativas de assassinato do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe.
Trajetória
Miguel Uribe Turbay nasceu em 1986 e é senador e pré-candidato à presidência da Colômbia. Uribe foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022. Ele tem 39 anos.
Miguel Uribe é filho da Diana Turbay, que foi sequestrada e assassinada em 1991 por narcotraficantes que trabalhavam para Pablo Escobar, quando Uribe tinha apenas cinco anos. O caso foi retratado no livro “Notícia de um Sequestro”, do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, que foi laureado pelo Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto da obra.
Miguel faz parte do partido de direita Centro Democrático, que é liderado por, Álvaro Uribe. Apesar do sobrenome semelhante, os dois políticos não possuem laços familiares.
Com informações:G1
MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1