O Portal do Norte do Paraná
Policial

Polícia Civil de Cambé alerta sobre o uso de linhas chilenas e cerol

Soltar pipa é uma brincadeira antiga e muito conhecida, que traz diversão. No entanto, a Polícia Civil de Cambé alerta que o uso do cerol, por exemplo, pode ser autuado no artigo 132 do Código Penal, já que ele expõe “a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e eminente”. A venda é proibida e deve ser denunciada.

A utilização de pipas ou similares equipadas com instrumentos cortantes e com linhas preparadas à base de produtos cortantes é crime.

A Polícia Civil ainda alerta que, com o aumento do número de crianças empinando pipas devido ao período da suspensão escolar em relação à pandemia, é preciso ficar atento aos riscos que podem ser causados com a prática em via pública. Uma linha de pipa com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de acidente a motociclistas, ciclistas, pedestres, skatistas e outros.

O uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes. Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.

A recomendação é que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego, e solicita aos pais que orientem seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos.

Em caso de flagrar alguém com linhas de cerol, é importante entrar em contato com a Polícia Militar pelo telefone 190 ou com a Polícia Civil, que atende em Cambé pelo telefone 3249-8600.

Informações do Portal Cambé

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930 e da Rádio Cidade AM 770

Postagens relacionadas

Homem é preso ao ser flagrado furtando trilhos de trem em Londrina

Caminhão carregado tomba e motorista fica ferido na PR-445 em Jaguapitã

Morador de rua é encontrado ferido na cidade de Londrina

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais