O Portal do Norte do Paraná
ParanáPolicial

PM evita que pai caia em golpe do falso sequestro em Apucarana

A Polícia Militar (PM) conseguiu evitar que um homem fosse vítima de extorsão no golpe do falso sequestro em Apucarana, no norte do Paraná. O estelionatário queria R$5 mil para soltar a filha dele.

Conforme a PM, o homem, por volta das 4h48 desta madrugada (17/3), disse que alguém ligou e informou que havia sequestrado a filha dele, que só iria liberar a moça do cativeiro após o pagamento do resgate.

A polícia foi até a casa do pai, no centro da cidade, acalmou a vítima e repassou que tudo era um golpe. Outra equipe foi até a residência da filha e confirmou que a moça estava bem. O homem ficou muito aliviado e não chegou a depositar o valor.

No dia 6/1/2020, ex-vereador apucaranense Disnei Leugi, que tinha 77 anos, sofreu um infarto após receber a ligação de um golpista falando que a filha estava sequestrada.

Como funciona o golpe do falso sequestro?

O telefone toca. No visor, um número desconhecido. Alguém do outro lado simula uma voz de choro e medo, chama você de mãe ou pai e diz que foi sequestrado.

Se você der sinais de que acreditou na história, outra pessoa pega o telefone, faz ameaças e diz para depositar uma quantia em determinada conta bancária. O roteiro pode variar um pouco, mas esse é o básico.

Os criminosos, muitas vezes presos, ligam de dentro da cadeia para números aleatórios até encontrar alguém que demonstre acreditar no suposto sequestro.

Nesses casos, a própria vítima começa a passar informações que ajudam o criminoso a preencher as lacunas para completar o golpe.

“Filha, é você?” ou “Patrícia, onde você está?” são reações comuns de quem recebe esse tipo de ligação. A pessoa pode até ter conhecimento de que esse tipo de golpe existe, mas é tomada pelo pânico e não percebe a fraude.

A simulação continua, e os criminosos ficam na linha até que o valor exigido seja transferido para a conta que eles passaram.

Em seguida, eles fazem outra transferência rapidamente para tirar o dinheiro daquela conta. Assim, mesmo que a vítima denuncie o golpe no banco, não é mais possível fazer o reembolso, porque o dinheiro já foi movimentado.

Outra possibilidade é a de os criminosos enviarem um motoboy à casa da vítima para receber o dinheiro e outros objetos de valor, como joias, como pagamento pelo “resgate”.

Por fim, algumas quadrilhas chegam até a obrigar as vítimas a irem a agências bancárias para sacar ou transferir os valores.

Via Tn online

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Conta de luz vai ter redução de preço para consumidores residenciais no Paraná

Homem é morto com facada após discussão com ex-companheira em Ibiporã

Cobra News (User)

PRE apreende 30 kg de maconha em Rolândia

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais