O Portal do Norte do Paraná
Paraná

PCPR amplia 2ª Via Fácil para inclusão de dados de outros documentos no RG

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) ampliou o serviço da 2ª Via Fácil do registro geral (RG). A partir desta segunda-feira (14) é possível incluir no documento, pela internet, diversos dados extras, como observações de saúde, deficiências, tipagem sanguínea, símbolo do autismo e número da carteira nacional de habilitação.

O delegado da PCPR e diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Michelotto, explica que a ampliação da 2ª Via Fácil acompanha a evolução do uso das plataformas digitais pelos usuários e a demanda por praticidade.

“Estamos fazendo essas atualizações para garantir direitos e facilitar a vida do paranaense, que poderá ter um único documento com todos os dados necessários para as tarefas do cotidiano”, diz o delegado.

INSERÇÃO – As observações de saúde serão incluídas na carteira de identidade com base na lista da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. No sistema da PCPR o usuário poderá selecionar a doença da qual é acometido e fazer a solicitação, mediante apresentação de laudo médico. Pessoas com deficiência e autismo também precisam apresentar a comprovação. Já a tipagem sanguínea deve ser comprovada através de exame laboratorial.

A solicitação da 2ª via com inserção de dados extras deverá ser feita pelo site da PCPR, na aba “documentos”. Antes de iniciar o processo o cidadão precisa ter todas as imagens no celular ou computador para anexá-las quando o sistema pedir.

A imagem de cada um dos documentos a serem anexados deve estar em formato .jpeg e com tamanho máximo de cinco megabytes. Para facilitar, o usuário poderá fazer uma fotografia do documento, sem precisar digitalizá-lo.

Ao final da solicitação o usuário receberá um SMS no celular cadastrado para a confirmação do pedido.

DADOS EXTRAS – A ampliação da 2ª via fácil do RG também permitirá a inclusão de números de outros documentos essenciais na rotina do cidadão. A proposta é oferecer praticidade ao portador do RG, tornando o documento único e suficiente para ser utilizado em qualquer finalidade.

As imagens de todos os documentos, exceto Cadastro de Pessoa Física ou a Carteira Nacional de Habilitação do Paraná, precisam ser enviadas para a inclusão e validação do número no sistema.

Os números que podem ser inseridos através da 2ª via fácil são:

– Cartão Nacional de Saúde
– Carteira profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizada
– Número de Identificação Social
– Número do Programa de Integração Social ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
– Carteira de Trabalho e Previdência Social
– Cadastro de Pessoa Física
– Carteira Nacional de Habilitação
– Título de Eleitor
– Certificado de Reservista

AEN

Mais informações na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

VÍDEO: Câmeras flagram invasão de suspeitos armados em creche do Paraná

Cobra News (User)

Prêmio de R$ 10 mil do Nota Paraná sai para Rolândia

Cobra News (User)

Governador sanciona lei que institui o Conselho da Polícia Penal

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais