O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Paraná terá 215 colégios cívico-militares em 117 municípios

O programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. O anúncio do programa foi feito nesta segunda-feira (26) pelo governador Ratinho Junior.

O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de aproximadamente R$ 80 milhões. Segundo o governo estadual, este é o maior projeto do País nessa área.

A gestão do ensino será compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.

Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola. Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte, que também vai indicar o diretor cívico-militar.

Consulta pública

Segundo as informações do governo, nesta terça (27) e quarta-feira (28) ocorrem consultas públicas à comunidade escolar (professores, funcionários e pais e responsáveis) das escolas indicadas acerca da implantação da modalidade de ensino cívico-militar. A consulta será em formato de referendo, das 8h às 20h.

Plano de ensino

Os colégios cívico-militares terão carga horária curricular maior, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. “Teremos aulas adicionais de português, matemática e civismo, para estudar leis, Constituição Federal, papel dos três Poderes, ética, respeito e cidadania. Os alunos vão estudar mais. E no Ensino Médio a principal mudança é a implementação da educação financeira”, afirmou o secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder.

Unidades

As unidades do programa foram selecionadas em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, além das seguintes características: alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

A lista de municípios e colégios contemplados poderá sofrer alterações, conforme avaliação feita pela Secretaria de Educação a partir das consultas nas comunidades escolares. Veja a lista dos colégios indicados.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em impostos este ano

TSE cassa diploma do deputado Boca Aberta, e suplente deve assumir mandato na Câmara

Cobra News (User)

Inscrições para Programa Escola Segura seguem até sexta-feira (12)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais