A Notícia Certa!

Home  ›  Notícias  ›  Paraná  ›  Paraná terá 215 colégios cívico-militares em 117 municípios

Paraná terá 215 colégios cívico-militares em 117 municípios

Publicado em: 27 out 2020

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro dos fatos que acontecem em todo Paraná.

O programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. O anúncio do programa foi feito nesta segunda-feira (26) pelo governador Ratinho Junior.

O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de aproximadamente R$ 80 milhões. Segundo o governo estadual, este é o maior projeto do País nessa área.

A gestão do ensino será compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares.

Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola. Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte, que também vai indicar o diretor cívico-militar.

Consulta pública

Segundo as informações do governo, nesta terça (27) e quarta-feira (28) ocorrem consultas públicas à comunidade escolar (professores, funcionários e pais e responsáveis) das escolas indicadas acerca da implantação da modalidade de ensino cívico-militar. A consulta será em formato de referendo, das 8h às 20h.

Plano de ensino

Os colégios cívico-militares terão carga horária curricular maior, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. “Teremos aulas adicionais de português, matemática e civismo, para estudar leis, Constituição Federal, papel dos três Poderes, ética, respeito e cidadania. Os alunos vão estudar mais. E no Ensino Médio a principal mudança é a implementação da educação financeira”, afirmou o secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder.

Unidades

As unidades do programa foram selecionadas em municípios dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) com mais de dez mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana, além das seguintes características: alto índice de vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

A lista de municípios e colégios contemplados poderá sofrer alterações, conforme avaliação feita pela Secretaria de Educação a partir das consultas nas comunidades escolares. Veja a lista dos colégios indicados.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Acompanhe a programação da Rádio Cultura AM 930

APOIO

SOBRE

No Portal Cobra News você acompanha as últimas notícias do Paraná, do Brasil e do mundo. Só aqui você encontra informação com credibilidade sobre cultura, política, educação, policial, variedades e muito mais.

Cobra News, a notícia certa!

Sistema Cobra de Comunicação:

NOTÍCIAS

CLUBE DE OFERTAS

FALE CONOSCO

Preencha o formuário abaixo para falar com nossa equipe. Ou se preferir envie sua mensagem via WhatsApp para o número: (43) 99924-1071




© 2020 Cobra News - Todos os direitos reservados.