O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Oito laboratórios privados estão habilitados para testes contra o coronavírus no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde habilitou mais quatro laboratórios privados para ajudar o Laboratório Central do Estado (Lacen), na validação dos testes de casos suspeitos do novo coronavírus. São eles o Hermes Pardini, de Minas Gerais, Fleury, de São Paulo, Rede D’Or , Rio de Janeiro, e o Hospital das Clínicas do Paraná. Eles se juntam a outros quatro já integrados à rede estadual: Genoprimer e Unimed, em Curitiba; Sabin, em Brasília, e Dasa, em São Paulo.

Os laboratórios privados auxiliam o Lacen, que realiza cerca de 600 testes por dia, a aumentar a constatação da circulação viral no Paraná. Essa descentralização permite diagnóstico mais rápido para os médicos e ajuda a formular o cenário do boletim epidemiológico. Entre os 229 casos confirmados no Paraná, 93 vieram de laboratórios privados.

O cadastramento atende uma nova metodologia proposta pelo Ministério da Saúde diante do aumento de casos no País. A própria autoridade sanitária nacional estuda uma parceria com a rede Dasa para ampliar os testes no Brasil. Esse modelo visa ampliar o mapeamento e permite, a partir de um quadro mais exato, que o Estado efetive novas medidas para conter a circulação viral e prepare a rede hospitalar com objetivo de isolar pacientes da Covid-19.

Em breve, os laboratórios das universidades estaduais também vão ajudar o Paraná nesse processo com até 700 testes ao dia. Segundo esse novo modelo, não é mais exigido o segundo teste pelo Lacen, desde que o laboratório privado que realizou a prova sobre o material genético coletado esteja devidamente credenciado.

O laboratório estadual é responsável por validar o método de detecção da Covid-19 dos pares e ajuda a orientar a metodologia de divulgação dos resultados para que não haja desencontros numéricos. Os critérios de credenciamento atendem requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Informações: AEN

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Reclip: prazo para aderir a programa de renegociação de dívidas da Sanepar termina nesta segunda

Estiagem no Paraná pode perdurar até fevereiro de 2021

Empresário de Cascavel está desaparecido

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais