O Portal do Norte do Paraná
Paraná

Obras do Viaduto da Esperança têm início dos trabalhos no canteiro previsto para outubro

As obras do novo Viaduto da Esperança entram em uma etapa decisiva para o início das intervenções. Com etapa atual contemplando a elaboração e aprovação dos projetos básico e executivo do novo complexo viário, com processo com duração estimada de quatro meses, a estimativa é que os trabalhos no canteiro se iniciem em outubro.

De acordo com a Superintendência Regional Norte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), a ordem de serviço para a produção dos projetos foi autorizada no final de maio deste ano, dando início ao prazo legal de quatro meses para a consolidação e aprovação dos estudos de engenharia.

Durante este período de planejamento, que abrange os meses de junho, julho, agosto e setembro, a empresa contratada trabalha no detalhamento técnico e nas soluções operacionais da obra. Com a conclusão e a validação do projeto executivo junto ao DER/PR prevista para setembro, a expectativa é de que o início efetivo das obras na pista ocorra já no começo de outubro.

As obras no viaduto irão abranger a construção de duas passagens superiores, novas vias marginais, implantação de sistema de drenagem, muros de contenção, sinalização completa e dispositivos de segurança viária.

O prefeito Conrado Scheller explica que a obra efetivamente já começou porque a sondagem de solo está sendo feita já com profissionais contratados pela empresa que ganhou a licitação. “Estou participando, estou vendo de perto, acompanhando de perto toda essa situação. Me coloquei à disposição da empresa para tentar acelerar processos e ser útil no que for preciso, porque essa é uma obra importante, não só para Cambé, mas para todos que passam pela 369 e cruzam a Avenida Esperança também. Então, a nossa expectativa é que, no dia 20 de agosto, a empresa apresente o projeto final, que contempla todas as intervenções que tem que fazer com a Compagás, Sanepar, a sondagem de solo, onde vai colocar os resíduos e o trânsito. Essa é outra preocupação, porque não vai ter como não ter efeito colateral de uma obra dessa dimensão, dessa grandiosidade. Mas nós temos que tentar conversar junto com a nossa engenharia, a engenharia da empresa e as pessoas que utilizam esse local para entender como vai ficar o trânsito no decorrer das obras, para que ele cause o menor impacto possível. O impacto vai vir e a gente tem que trabalhar para diminuir esse impacto. Mas estamos felizes porque a obra efetivamente começa a sair do papel”, disse.

Com informações da Agência Estadual de Notícias.

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

A cada 12 minutos, um motorista é flagrado sem CNH no Paraná

Alerta máximo: mortes no trânsito crescem quase 20% no Paraná em 2026

Papai Noel do Igapó entra para o Guinness Book como o maior do mundo

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais