O Portal do Norte do Paraná
Paraná

No Paraná, 95,8% das famílias possuem algum tipo de dívida

Os paranaenses estão cada vez mais endividados. Depois de atingir um recorde em julho, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve outro aumento em agosto: 95,8% das famílias do Paraná possuíam algum tipo de dívida.

O endividamento vem se agravando nas famílias de menor renda, entre as quais 96,4% estão endividadas, o maior percentual da série histórica da pesquisa. Por outro lado, nas famílias de maior renda, que possuem maior capacidade de pagamento, o endividamento caiu em agosto, baixando de 95,2% em julho para 92,7%.

Na média nacional, a parcela de endividados também aumentou, passando de 78% em julho para 79% em agosto, o maior índice já registrado pela pesquisa.

Além do endividamento, a inadimplência dos paranaenses também cresceu e passou de 24,8% em julho para 26,3% em agosto. O atraso no pagamento das contas é maior entre quem ganha menos e atinge 28,6% das famílias com renda até dez salários mínimos. Já entre as famílias de maior renda, o atraso nos pagamentos abrange 16,4%. O tempo médio no atraso dos pagamentos é de 63 dias.

A pesquisa mostra que 8% dos inadimplentes reconhecem que não terão condições de pagar as contas atrasadas. Novamente as famílias de menor renda estão com mais dificuldades e 9,4% não vão conseguir quitar seus débitos, contra 3% entre as famílias de maior renda.

Tipo de dívida

O principal motivo das dívidas dos paranaenses é o cartão de crédito, com 83,7%, seguido pelo financiamento de veículo (8,9%), financiamento de casa (5,2%) e crédito consignado (2,3%).

Com informações:Bem Paraná

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO FM 107.1

 

Postagens relacionadas

Mais de 1.700 presos do Paraná se inscreveram para o Enem

Nesta terça e quarta haverá Drive Thru de vacinas contra a covid-19, em Rolândia

Paraná tem 612.683 casos da Covid-19 e 11.070 mortes

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais