O Portal do Norte do Paraná
Paraná

“Não desejo esse sofrimento para ninguém”, diz médico símbolo da luta contra a Covid-19 em Curitiba

Paciente símbolo do combate contra o coronavírus em Curitiba, o médico Jamal Munir Bark falou nesta quarta-feira (29) sobre os quase dois meses de internamento que enfrentou. Em live transmitida pela Secretaria Municipal da Saúde, ele falou sobre as dificuldades do tratamento e fez um apelo para que os protocolos sanitários sejam seguidos por toda a população.

Plantonista da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Boqueirão, Jamal lembrou que apenas 5% da população acaba acometida pela forma mais grave da doença, mas é justamente a essas pessoas que ele pediu atenção. “É uma doença muito grave e eu não desejo para ninguém o quadro grave, porque eu sofri na própria pele. A vida é uma linha bem tênue entre a morte e o viver e eu fiquei exatamente no meio dela. Com a graça de Deus, oração e dedicação da equipe de saúde, fiquei desse lado, mas quase passei”, disse.

Jamal foi internado no dia 19 de março e permaneceu no Hospital Marcelino Champagnat até o dia 8 de maio. Por 40 dias, ele permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sobre os dias posteriores da alta, o médico da Prefeitura de Curitiba falou principalmente sobre a perda de olfato e paladar, mas agradeceu por não ter sofrido nenhuma sequela. “Nos primeiros eu não sabia diferenciar água e café, um bom bife ou uma folha de isopor. Felizmente fui melhorando depois da fisioterapia e saí praticamente sem nenhuma sequela. Estou louco para trabalhar”, comentou.

Sobre o trabalho, a Prefeitura de Curitiba também já se posicionou. Ele retorna na próxima semana e vai atuar no Complexo Regulador da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), que define o tipo de assistência em leitos e ambulâncias. Recuperado, Jamal não representa risco de contágio às outras pessoas e vai trabalhar com todos os equipamentos de proteção, conforme a praxe médica de atendimento.

Apelo

Por fim, Jamal ainda fez um apelo para a população curitibana. “Eu deixo uma mensagem de esperança, mas lembro que não podemos relaxar dos cuidados. Em qualquer tosse, coriza, dor de garganta, febre: procure o médico. Não desistam, porque vamos vencer essa pandemia”, concluiu.

Reportagem da Banda B

Foto: SMCS

Saiba mais na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Corpo das três vítimas de avião encontrado caído no Paraná são velados neste sábado (7), em Umuarama

Procon-PR notifica 123milhas por descumprimento de contrato com consumidores

Cobra News (User)

Secretaria de Saúde reforça a importância da segunda dose da vacina anticovid

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais