O Portal do Norte do Paraná
ParanáPolicial

MPPR divulga número de mortes em confronto com policiais no 1º semestre

As mortes em confrontos com policiais (militares e civis) e guardas municipais no Paraná, no primeiro semestre de 2020, chegaram a 184, sendo 183 em confrontos com policiais militares e uma com guarda municipal – não houve mortes em confrontos com policiais civis. O número representa aumento de 13,58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 162 mortes.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (24) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, que tem entre suas funções o controle externo da atividade policial.

Estratégia nacional

O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do MPPR com o objetivo de contribuir para diminuir a letalidade das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do Ministério Público com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

O Ministério Público do Paraná, a exemplo dos demais MPs do Brasil, aderiu ao programa nacional “O MP no enfrentamento à morte decorrente de intervenção policial”, instituído pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança. A iniciativa do CNMP tem como objetivo assegurar a correta apuração das mortes de civis em confrontos com policiais e guardas municipais, garantindo que toda ação do Estado que resulte em morte seja investigada.

Mortes na região

Com 29 mortes em confrontos, Londrina é a 2ª com maior ocorrências no estado, atrás de Curitiba, que registrou 48. Cambé teve três e Ibiporã e Arapongas tiveram uma.

Fonte: MPPR

Outras notícias na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

PRF registra seis mortes e 101 motoristas bêbados durante o feriado no Paraná

Polícia Militar e Polícia Civil de Londrina desencadeiam “Operação Nearos”

Corpo de ciclista é encontrado na estrada do São Rafael em Rolândia

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais