O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Morre Maurício Sherman, diretor da Globo e criador do ‘Fantástico’

Pioneiro na televisão brasileira, o ator, diretor e produtor Maurício Sherman morreu na manhã desta quinta-feira, 17, aos 88 anos, em sua casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Sherman descobriu sucessos da TV, como Xuxa e Angélica. Em diversas passagens pela Globo, ajudou a criar o Fantástico e dirigiu programas de humor, como Faça Humor, Não Faça Guerra, Os Trapalhões e os de Chico Anysio.

Informações sobre velório e enterro ainda não foram divulgadas pela família do diretor.

Trajetória

Maurício começou sua carreira em 1949, quando foi convidado a trabalhar na Rádio Guanabara pelo ator Paulo Renato, diretor da emissora. Participou de projetos ao lado de Chico Anysio, Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg, Jayme Barcellos, Fernando Torres e Elizeth Cardoso.

Em 1954, passou a trabalhar na TV Tupi do Rio de Janeiro, onde ficaria por dez anos. Durante este período, atuou no Sítio do Picapau Amarelo, nas Fábulas Animadas (com Júlio Gouvêa) e dirigiu um teleteatro com Heloísa Helena.

Começou sua longa carreira na TV Globo em 1965. Seu primeiro trabalho na emissora foi a direção do Espetáculo Tonelux, programa apresentado por Marília Pêra, Gracindo Jr., Riva Blanche e Paulo Araújo. O musical era gravado ao vivo no auditório da Globo, com a presença de cantores da Jovem Guarda e uma orquestra.

Deixou a emissora três anos depois, em 1968, quando o programa que então dirigia, Noite de Gala, passou a ser exibido na TV Excelsior. Convidado a trabalhar na TV Tupi para comandar uma equipe de criação, Maurício ficou lá até 1972. A boa relação com TV Globo o fez voltar em 1972 para dirigir o programa humorístico Faça Humor, Não Faça Guerra, com Jô Soares.

Em 1973 ajudou a criar o programa semanal Fantástico e foi um dos diretores da atração por três anos. No mesmo ano, dirigiu também o Moacyr Franco Show até 1977. Permaneceu fora da emissora durante quatro anos e voltou em 1981 para dirigir os programas humorísticos de maior sucesso da época: Chico Anysio Show e Os Trapalhões. 

Em 1983, na recém-inaugurada TV Manchete, lançou duas das maiores estrelas da TV brasileira dos anos 80: Angélica e Xuxa. Ele dirigiu os programas infantis apresentados por elas.

Maurício Sherman volta à Globo em 1988, como diretor executivo da Central Globo de Produção. Nos doze anos seguintes, desempenhou várias funções: foi diretor de núcleo do horário das 18h; diretor do musical Globo de Ouro; diretor artístico do Fantástico; diretor do departamento de Projetos Especiais e diretor da área de controle de qualidade.

Ele ainda foi o responsável por transformar o Vídeo Show em um programa diário. Dirigiu, de 1999 a 2015, o humorístico Zorra Total, um de seus últimos trabalhos na TV. Em 2001, foi diretor do Domingão do Faustão.

Fonte:G1

Mais detalhes na programação da Rádio Cultura AM 930

Postagens relacionadas

Primeiro lote da CoronaVac com 120 mil doses chega ao Brasil

Algoritmo: a ferramenta que faz o internauta se sentir perseguido

Saúde passa a recomendar testes rápidos para diagnóstico de dengue

Cobra News (User)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais