O Portal do Norte do Paraná
Brasil

Ministério da Saúde libera dose de reforço da vacina contra Covid para crianças a partir dos 5 anos

O Ministério da Saúde passou a orientar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Até então, a terceira dose estava liberada para adolescentes e adultos a partir dos 12 anos.

A nota técnica enviada para estados e municípios foi assinada pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no dia 30 de dezembro de 2022, ainda na gestão anterior. O atual comando da pasta ainda não se pronunciou sobre a decisão.

Segundo o documento, estados e municípios devem usar a vacina pediátrica (a da tampa laranja) da Pfizer.
A orientação vale tanto para aqueles que completaram o esquema primário (duas doses) com o imunizante da Pfizer, quanto para os que receberam o ciclo inicial da CoronaVac.
A terceira dose deve ser administrada quatro meses após a segunda.
A nota diz que alguns aspectos foram analisados para a recomendação do reforço, como o aumento nos níveis de anticorpos após a terceira dose e cobertura vacinal abaixo do esperado.

“Após a observação de eficácia e segurança de países que recomendaram a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos e diante do cenário epidemiológico ainda incerto em relação aos casos de Covid-19, bem como evidências demonstrando redução da resposta protetora do esquema de 2 doses para a variante ômicron nesta população, há de se considerar a recomendação da dose reforço para este grupo no país”, diz a nota.

Anvisa deu aval

Em dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o reforço para crianças a partir de 5 anos e incluiu a terceira dose na bula da vacina da Pfizer.

“As vacinas contra a Covid-19 tem apresentado, de forma geral, o decaimento dos anticorpos com o tempo, justificando a avaliação periódica da necessidade de aplicação de doses de reforço, com o objetivo de manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença”, disse a Anvisa, em nota, após a aprovação em dezembro.

No final de novembro, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI) aprovou a terceira dose para crianças de 5 a 11 anos. O grupo técnico, composto por especialistas nas áreas, assessora o governo na tomada de decisões sobre a vacinação contra a Covid-19.

Com informações:G1

MAIS INFORMAÇÕES NA RÁDIO COBRA FM 107.1

Postagens relacionadas

Moro divulga mensagens de Bolsonaro pressionando por troca na PF

Mega-Sena pode pagar R$ 120 milhões neste sábado

Novo teste de HPV no SUS pode antecipar diagnóstico em até 10 anos

Cobra News (User)

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais